23Maio

Visita de estudo ao Geopark Arouca e Ovar

Arouca, Ovar e Válega
08:00

Programa

Partida do ISCET às 8h00, chegada a Arouca às 9h.

9h: Geopark Arouca

O Geopark Arouca é reconhecido pelo excepcional património geológico de relevância internacional, com particular destaque para as pedras parideiras da Castanheira, as Trilobites Gigantes de Canelas e os Icnofósseis do Vale do Paiva. Em Abril de 2009, o Geopark Arouca foi reconhecido pelas Redes Europeia e Global de Geoparks, Unesco.

 

9h15: Da Mizarela às Pedras Parideiras

Na Serra da Freita as rochas graníticas e xistentas modelam a paisagem, onde se destaca a beleza natural e o ambiente rural serrano. A visita ao miradouro da Frecha da Mizarela, onde se observa a maior queda de água de Portugal continental, e contacto litológico da Mizarela testemunham o comportamento destes dois tipos de rochas à erosão e consequente formação da queda de água do rio Caima. A saída de campo conta ainda com paragem e visita ao Campo de Dobras da Castanheira e à Casa das Pedras Parideiras.

 

12h30: Passeio e Picnic em Arouca

14h30: Válega

Visita guiada à igreja paroquial de Válega, obra-prima da arte da pintura do azulejo. É uma igreja barroca que foi totalmente revestida a azulejo em meados do século XX, produzindo um efeito extraordinário.

 

15h30: Aquahotel, Ovar.

Visita guiada ao Aquahotel, em Ovar, pelo seu diretor Pedro Oliveira, docente do ISCET.

 

16h30: Ovar

Em Ovar, há cerca de 800 fachadas azulejadas identificadas, mais de metade das quais no centro da cidade. É um núcleo urbano que cresceu junto a um dos braços da ria de Aveiro, enquanto porto de mar e de produção de sal, pelo menos desde a idade Média.

 

Percurso da “rua do Azulejo”

Projeto de passeios temáticos, criado em finais de 2015, muito procurado sobretudo por visitantes espanhóis e franceses e que termina com uma experiência de pintura de azulejos no final (os azulejos podem ser levantados posteriormente). Percurso guiado por Jacinta Cunha e Tânia Guimarães.

Regresso ao Porto pelas 18.30h

 

Newsletter?

teste teste

Estaria interessado em receber a nossa newsletter? Subscreva o seu e-mail.