ISCET
Gestão Hoteleira e Alojamento

Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento

Número de registo na DGES - 325/2015

Do “Quadro Estatístico” do Instituto de Turismo de Portugal transparece uma evolução muito positiva do número de hóspedes em estabelecimento hoteleiros, entre 2004 e 2013, no norte de Portugal. Em 2014, as dormidas nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal cresceram 7,1% face ao ano anterior, para um total de 53,4 milhões. Segundo a Eurostat, esta foi a terceira maior subida entre os países da UE. Estes dados apontam para uma necessidade crescente de profissionais no setor e, de entre estes, naturalmente dos profissionais de Gestão Hoteleira e Alojamento. No que respeita à relevância e perfil dos profissionais da indústria hoteleira, transcreve-se a seguinte passagem do relatório final do estudo “Melhores Competências! Melhor Turismo!” da Confederação do Turismo Português: (…)”refira-se que os resultados do processo de inquirição permitem concluir que 44% das empresas respondentes ao inquérito afirmam que têm dificuldade em ‘encontrar profissionais deste grupo de empregos com perfil adequado às necessidades da empresa".

COMPETÊNCIAS:

  • Supervisionar, coordenar, organizar e controlar as secções do departamento de alojamento hoteleiro - front-office, andares e lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade e a eficácia dos serviços disponibilizados;
  • Gerir os resultados financeiros do departamento de alojamento e definir preços de custo e preços de venda;
  • Coordenar a definição e a implementação de estratégias de comunicação que assegurem uma eficaz negociação com clientes, fornecedores e equipas de trabalho;
  • Definir e implementar a política comercial do departamento de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a sua orientação para o cliente, através do incremento de estratégias de marketing, da implementação de instrumentos informáticos de gestão e da avaliação e análise de resultados;
  • Gerir a carteira de clientes e a negociação com fornecedores;
  • Coordenar os diversos aspetos inerentes à definição e ao funcionamento do circuito de mercadorias, com relevância para as correspondentes normas de receção, armazenamento e requisição;
  • Gerir pessoas e equipas no âmbito das operações hoteleiras, aplicando as técnicas de gestão mais adequadas.
Duração: 
4 semestres / 2 anos
Coordenador: 
Luis Duarte Alves Pestana Mourão

Licenciado em Matemáticas Aplicadas, com um MBA em Gestão pela ESADE, mestrado em Engenharia (FEUP) e uma pós graduação em Eletronic Business and Commerce (Stanford). Tem uma carreira desenvolvida na consultoria de gestão e, mais recentemente, em empresas de turismo/hotelaria (Accor,...

  • Plano de Estudos
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Docentes
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Contabilidade Hoteleira 4 6,0
Ética Prática na Atividade Turística 3 3,0
Francês 3 3,0
Inglês 4 6,0

A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo  e do comércio.

Na unidade curricular de Inglês, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal.

Marketing Hoteleiro 4 6,0

Com a frequência desta unidade cucrriuclar os alunos obtêm as bases de marketing que se revelam essenciais para que consigam perceber os impactos no mercado turístico, aplicando ferramentas aos diferentes processos nas situações de índole hoteleira, sendo dado especial destaque ao papel desempenhado pela promoção comercial no marketing mix.

Aprende-se a analisar os mercados turísticos com vista à identificação de estratégias para a sua segmentação, pelo que, as questões aplicadas a estudos de caso de marketing e hotelaria são importantes para o desenvolvimento da análise critica.

Português e Técnicas de Comunicação 3 3,0

Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente Técnicas de Comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em Língua Portuguesa. 

Na disciplina de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET, são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial.

Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Alojamento 3 3,0

A receção é o aspecto principal de qualquer região que deseje apostar no turismo e que veja nesta  atividade o meio sustentável para o desenvolvimento económico do país. Saber receber e saber acolher são qualidades que devem começar ao nível operacional onde se realiza o contacto direto entre o recetor e o visitante.

Os primeiros contactos de um cliente são sempre invariavelmente no departamento de Alojamento, seja através de telefone, portaria ou receção.

Empreendedorismo 3 3,0

O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta disciplina curricular com o objetivo de sensibilizar os alunos para uma via alternativa ao mercado do emprego, e para a qual importa conhecer o papel do empreendedor, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios, e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, e definir estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade.

Gestão de Comidas e Bebidas 4 6,0

A unidade curricular de Gestão de Alimentos e Bebidas visa contribuir para a formação dos alunos ao nível das atividades ligadas ao setor dos Alimentos e Bebidas, que se poderão desenrolar num hotel como numa unidade de restauração coletiva, como também num negócio próprio relacionado com a área.

São analisados diferentes formas de venda na restauração, demonstrando e compreendendo as características dos produtos, dos métodos de confecção, etc., e os diferentes segmentos da procura a que se destinam, bem como, a tematização do próprio espaço. A coerência de todos estes parâmetros é fundamental, mesmo antes de se iniciar com qualquer projeto neste setor.

São transmitidos aos alunos, aspectos, regras e cálculos, fundamentais para a criação de equipas de trabalho, para o controlo de custos e de receitas, de forma a minimizar os primeiros e optimizar os segundos, e ainda indicadores de gestão de alimentos e bebidas que permitirão a interpretação dos resultados obtidos.

Nesse sentido, os alunos são orientados no estudo de tabelas de capitações, de forma a calcular as capitações corretas para os diferentes tipos de clientes/serviços.

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de organizar, planificar, coordenar, controlar e analisar a gestão de um departamento de restauração.

Gestão de Contas de Clientes 4 6,0
Gestão de Negócio I 4 6,0

Num mundo em que a hotelaria evolui e se reinventa a cada passo, é imprescindível a aplicação de conhecimentos que nos permitam inovar, surpreender e antecipar tendências e concorrência, sem nunca esquecer, os desafios e exigências do hóspede num ambiente de custos controlados.

 Na unidade curricular de Gestão de Projecto I são debatidos temas como os conceitos básicos de gestão da receita (Revenue Management), reconhecendo a importância da valorização do relacionamento com o cliente. 

Gestão de Pessoas 4 6,0

A Gestão de Pessoas é atualmente, e cada vez mais, uma área estratégica da gestão das organizações, pelo meio da qual habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas são definidas com objetivo de potenciar os comportamentos internos e o capital humano em prol da performance global.

Na disciplina de Gestão de Pessoas, é abordada a Importância estratégica atual da gestão das pessoas e seus modelos, as diversas políticas de Recursos Humanos (recrutamento e seleção, remuneração, formação, avaliação de desempenho), as questões relacionadas com o comportamento individual e de equipa, alguns princípios e ferramentas inovadoras, como a aplicação do Coaching e a definição dos perfis profissionais.

Organização de Eventos 3 3,0

O mercado dos eventos constitui uma forte aposta como fator de desenvolvimento turístico, nomeadamente o setor do alojamento hoteleiro. Os alunos deste curso adquirirão competências no que diz respeito à organização, promoção, captação e supervisão dos eventos, assim como entender este mercado.

Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Economia Aplicada ao Turismo 3 3,0
Espanhol Aplicado à Hotelaria 3 3,0
Gestão de Negócio II 3 3,0
Gestão e Controlo de Custos 3 3,0
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho 3 3,0
Operações de Lavandaria e Rouparia 4 6,0
Operações de Receção e Andares 4 6,0
Tendência de Hotelaria 3 3,0
Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 810 30,0
CANDIDATURA

€ 120 

     
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 110 
€ 12 Seguro escolar

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 2.145

€ 195 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 2.037,75 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

 
PORTUGAL 2020

Há ainda a possibilidade de eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

Luis Duarte Alves Pestana Mourão

Licenciado em Matemáticas Aplicadas, com um MBA em Gestão pela ESADE, mestrado em Engenharia (FEUP) e uma pós graduação em Eletronic Business and Commerce (Stanford). Tem uma carreira desenvolvida na consultoria de gestão e, mais recentemente, em empresas de turismo/hotelaria (Accor,...

AC Hotel Porto

Bessa Hotel Boavista

Best Western Hotel Inca

Grande Hotel Paris

HF Fénix Porto

HF Ipanema Park

HF Ipanema Porto

HF Tuela Porto

Hoteis Premium

Hotel Crowne Plaza Porto

Hotel Holiday Inn Porto Gaia

Hotel Malaposta

Hotel Novotel Porto Gaia

Hotel Tryp Porto Centro

Hotel Vila Galé Porto

Imobeauty, SA

Intercontinental Porto-Palácio das Cardosas

Sheraton Hotel Porto&Spa

Solinca (Porto Palácio  Congress Hotel& Spa)

The Artist Porto Hotel & Bristo

The Yeatman Hotel

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