ISCET
ITINERÁRIOS TURÍSTICOS E PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO

Curso Técnico Superior Profissional em Itinerários Turísticos e Promoção do Património.

Número de registo na DGES - 298/2015

Do estudo “Perfil dos Turistas do Porto e Norte de Portugal”, realizado pelo IPDT, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal e o Aeroporto Sá Carneiro, relativo ao 1º trimestre de 2014, ressaltam-se os seguintes tópicos:

  • Os turistas que, chegados por via aérea, visitaram o Porto Norte de Portugal “fizeram-no por motivo de férias, seguido da visita a familiares/amigos e negócios. (...)
  • Em relação ao trimestre homólogo de 2013, nota-se um aumento do segmento de visitantes em turismo e uma redução dos turistas em negócios”.
  • Destacam-se como motivações principais: descansar/relaxar, shortbreak, apreciar a natureza, turing, compras, motivos religiosos e apreciar a gastronomia e o vinho. No seu conjunto estas motivações, todas elas implicando itinerários turísticos, representam 84.2% do total destes turistas.

A construção e definição de itinerários turísticos é, neste contexto, um exercício que, envolvendo um conjunto de competências transversais, exige um conhecimento aprofundado em diferentes temas, das línguas à geografia ou história da arte, e o domínio de um conjunto de instrumentos e práticas, da comunicação aos sistemas de informação. Esta é a razão de ser do curso Itinerários Turísticos e Promoção do Património oferecido pelo ISCET.

 

COMPETÊNCIAS:

  • Construção de itinerários turísticos que explorem e potenciem os recursos patrimoniais da região e do País; 
  • Divulgação de itinerários turísticos junto de agências de viagens e promotores turísticos; 
  • Acompanhamento de visitantes em percursos de interesse turístico;
  • Desenvolvimento de atividades de marketing turístico com o objetivo de promover o património no contexto da implementação de itinerários; 
  • Organização de brochuras e pacotes turísticos; 
  • Desenvolvimento de pesquisas em torno de temáticas fundamentais capazes de responder aos desafios associados ao exercício da profissão; 
  • Coordenação de eventos turísticos e atividades de animação; 
  • Gestão da informação turística direcionando-a para os vários públicos-alvo; 
  • Gestão da informação turística no âmbito de agências de viagens e operadores turísticos.
Duração: 
4 semestres / 2 anos
Coordenador: 
Lídia Leão Nicolau Gonçalves Aguiar

Licenciada em História, mestre em Turismo e Desenvolvimento de Negócios e Doutora em Turismo, pela Universidade de Girona. É investigadora no CIIIC - Centro de Investigação Interdisciplinar e de Intervenção Comunitária do ISCET, e membro do CITCEM, na FLUP. É membro do conselho interdisciplinar...

  • Plano de Estudos
  • Condições de Acesso
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Espanhol 3 5,0

Atualmente, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês. Saber espanhol é poder conhecer um mundo que entusiasma, seja pela sua música ou seus filmes, seja pela sua gastronomia ou pela cultura hispana tão rica e diversa. Além disso, saber espanhol para os nossos alunos será sempre uma grande vantagem no seu futuro trabalho no mercado iberoamericano, permitindo assim melhorar suas expectativas profissionais.

Francês 3 5,0
Geografia Física, Turismo e Património Natural 3 4,0

A geografia é um complemento fundamental no estudo do turismo, uma vez que os lugares dependem dos recursos que têm à sua disposição, assim como o técnico em turismo necessita de um conhecimento aprofundado dos lugares onde irá trabalhar. Assim, na unidade curricular de Geografia Física, Turismo e Património Natural são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, e desenvolvem-se mapas temáticos e princípios de cartografia que pretendem dotar o estudante de instrumentos de análise e compreensão do território e do património natural.

História, Etnologia e Cultura 3 4,0

Sabendo-se que o turista, no mundo atual, procura cada vez mais informação e utiliza as suas férias para conhecer o país onde se desloca, torna-se incontornável que os técnicos de turismo tenham conhecimentos sobre a nacionalidade Portuguesa, suas tradições e cultura.

A unidade curricular de História, Etnologia e Cultura do ISCET, aborda temas sobre a História de Portugal, festas, tradições, usos e costumes, muitos deles profundamente enraizados na população portuguesa que urge saber compreender e explicar. Só assim, se pode comunicar com assertividade a cultura portuguesa ao turista que nos visita.

Inglês 3 5,0

A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo  e do comércio.

Na unidade curricular de Inglês, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal.

Marketing e Promoção Turística 3 4,0

Nesta unidade curricular os alunos obtêm as bases de marketing essenciais para que consigam perceber os impactos no mercado turístico, aplicando ferramentas aos diferentes processos nas situações de índole turística. São também, interpretadas as motivações de compra, aliadas às atitudes comportamentais do turista, pelo que, a preparação e elaboração de acções de promoção turística são uma forma de realçar a importância do marketing num contexto de promoção e preservação do património.

Português e Técnicas de Comunicação 3 5,0

Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente Técnicas de Comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em Língua Portuguesa. 

Na disciplina de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET, são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial.

Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Espanhol Técnico 3 4,0

Cada vez mais nota-se um aumento de visitantes espanhóis nas cidades e vilas portuguesas, assim como a implantação de empresas Espanholas ligadas as áreas profissionais do Turismo. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Técnico vem garantir ao aluno a aprendizagem da terceira língua estrangeira mais falada no mundo, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de vocabulário técnico em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas aos nossos alunos para desenvolver futuras atividades profissionais na área do Turismo.

Francês Técnico 3 4,0

A mobilidade de profissionais de Turismo é uma realidade e falar francês é uma abertura de portas para o mercado de trabalho nacional e internacional, logo uma grande mais-valia para o profissional de turismo. Por conseguinte, o Francês Técnico tem como objetivo dar aos alunos meios para se exprimirem com segurança, compreenderem enunciados, valorizando também a expressão e a compreensão escritas.Assim, falar francês significa aumentar as hipóteses de sucesso no mercado nacional e internacional e, consequentemente, a sua diferenciação profissional.

Na disciplina de Francês Técnico do ISCET, são abordados diversos temas para desenvolver as capacidades linguísticas dos alunos, no âmbito da indústria turística, do turismo e da promoção do património (elaboração de documentos técnicos: brochuras, flyers, panfletos, prospetos e faxes). Também são realizadas diversas atividades em contexto real para adquirir vocabulário e expressões idiomáticas específicos do património histórico-artístico e natural, dos itinerários turísticos e dos diversos tipos de turismo: gastronómico, aventura, religioso, sol e mar, etc.

Geografia Humana, Turismo e Património Cultural 3 4,0

A geografia é um complemento fundamental no estudo do turismo, uma vez que os lugares dependem dos recursos que têm à sua disposição, assim como o técnico em turismo necessita de um conhecimento aprofundado dos lugares onde irá trabalhar. Assim, na unidade curricular de Geografia Física, Turismo e Património Natural são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, e desenvolvem-se mapas temáticos e princípios de cartografia que pretendem dotar o estudante de instrumentos de análise e compreensão do território e do património natural.

História da Arte em Portugal aplicada ao Turismo 4 6,0

Sendo Portugal um país ancestral, por onde passaram várias civilizações, a sua História da Arte está profundamente marcada pelas mentalidades que pouco a pouco foram construindo e consolidando a nação portuguesa.

Na disciplina de História de Arte aplicada ao turismo prima-se pelos conceitos sobre os estilos de arte que surgem em Portugal, sempre integrando-os no tempo, na época e respectiva mentalidade em que se inserem. Só assim, o turista pode-se aperceber das diferenças da arte portuguesa, correlacionando o património nacional com artes de igual época na Europa.

Inglês Técnico 3 4,0

O Inglês Técnico surge como uma unidade curricular que tem em vista a aplicação de conteúdos  lexicais e estratégias no âmbito do turismo e da promoção do património.

Metodologia da Criação e Planeamento de Itinerários 4 6,0

Segundo a ICOMOS, bem como confirmado no PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) os itinerários são ferramentas poderosas para desenvolvimento dos destinos. Estes, no entanto, devem ser elaborados com conteúdos científicos e integrar todo o tipo de património cultural (material e imaterial).

Na disciplina de Metodologia de Criação e Planeamento de Itinerários, desenvolve-se o conceito de itinerário distinguindo-o de rota e desenvolve-se toda a metodologia necessária á criação destes produtos. Os meios tecnológicos que o ISCET coloca ao dispor são uma mais-valia para uma formação avançada, cada vez mais dependente da era digital.

Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Animação Turística 4 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Sensibilizar os alunos para a importância da animação como factor de desenvolvimento turístico;
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos sobre regras e técnicas de programas de animação turística, capacidades e perfil exigido
a um animador turístico, bem como das regras de trabalho em equipa;
- Fomentar a aplicação prática das orientações teóricas desenvolvidas;
- Desenvolver a capacidade de inovação, criatividade e avaliação permanentes face aos projectos implementados.

Direito do Turismo e do Património 4 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Sensibilizar o estudante para a importância do direito do turismo e do direito do património como ramos do conhecimento jurídico;
- Introduzir novos conhecimentos técnico-jurídicos pertinentes para as áreas do turismo e do património;
- Desenvolver adequadas competências técnicas.

Gestão dos Territórios e do Património 4 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Compreender as principais alterações territoriais dos últimos 30 anos a diferentes escalas;
- Identificar os objectivos, princípios, problemas e políticas do planeamento e da gestão territorial;
- Desenvolver o espírito crítico em relação à conservação e metamorfose do património e dos territórios

 

Tecnologias de Informação e Comunicação 4 6,0

Cada vez mais a utilização de meios tecnológicos é necessária para um bom desempenho profissional, em qualquer área de atividade. A disciplina de Tecnologias da Informação pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias e sistemas da informação de suporte aos Itinerários Turísticos.
Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; utilização da folha de cálculo, como ferramenta de suporte à decisão em problemas associados ao Comércio Internacional e produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação.

 

Turismo e Multiculturalidade 4 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Sensibilizar os estudantes para a compreensão da diversidade cultural;
- Fomentar a abertura à alteridade e à tolerância para com diferentes hábitos, representações e atitudes;
- Compreender a identidade da cultura portuguesa na sua relação matricial com outras culturas.

Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 810 30,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Promover e consolidar a capacidade de organização dos objetivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a
atingir;
- Garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas e
grupos;
- Assegurar o efetivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da
organização e divulgação de itinerários turísticos na sua conexão com o património;
- Assegurar o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho.

  • +23 Anos
  • Ensino Secundário ou habilitação equivalente
  • 11º ano completo ou equivalente
  • Titulares de diploma de especialização tecnológica
  • Titulares de um grau de ensino superior

Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações 

 

Titulares de aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos ou habilitação equivalente que, não tendo concluído o ensino secundário, sejam considerados aptos em prova de avaliação a realizar no ISCET;

Para fazer a sua candidatura terá que apresentar os seguintes requisitos:

 

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Carta de Motivação

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

 

 

Titulares de diploma de especialização tecnológica;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de um grau de ensino superior.

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior) 

CANDIDATURA

€ 120 

     
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 110
€ 12 Seguro escolar

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 2.145

€ 195 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 2.037,75 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

 
PORTUGAL 2020

Há ainda a possibilidade de eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região

Bluedragon City Tours

Câmara Municipal de Melgaço

Douro Azul

Ecolotours - Turismo Lda

Junta de Freguesia do Bonfim

Living Douro  - Animação Turística. Lda

Os Sentidos Rurais

Pinto Lopes Viagens

World of Discoveries‎

Pedido de Informações