ISCET
CTSP MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÓNICO

Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital e Comércio Eletrónico

O CTSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico surge como resposta à crescente necessidade de profissionais capazes de interpretar os novos paradigmas da comunicação, moldados pela tecnologia e por consumidores cada vez mais familiarizados e activos nas plataformas digitais.

Segundo um inquérito realizado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável de 2015, de 2017 a 2020, as 47 empresas do BCSD Portugal vão criar entre 7.500 e 11.200 postos de trabalho em Portugal, designadamente na área comercial, marketing e comunicação de informação, requerendo os mesmos técnicos de CRM/ Marketing Relacional e E-Commerce.

Dados provenientes do estudo “Economia Digital em Portugal 2009-2017”, realizado numa parceria entre a ACEPI (Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interativa) e a IDC (International Data Corporation), um quarto da população residente em Portugal faz compras online, o que corresponde a 2,7 milhões de pessoas. Estes consumidores gastaram, em 2014, cerca de 2,9 mil milhões de euros em compras B2C.

Existe, portanto, um conjunto alargado de desafios na área da economia digital que importa superar, havendo consequentemente um filão de oportunidades de criação de emprego nesta área.

 

Competências profissionais:
  • Elaborar e executar os planos de marketing digital;
  • Gerir lojas online;
  • Elaborar estudos de mercado online;
  • Construir e identificar perfis de consumidores online;
  • Implementer campanhas de search engine marketing;
  • Elaborar campanhas de E-mail marketing;
  • Criar conteúdos digitais/multimédia a serem aplicados em campanhas digitais;
  • Executar campanhas de online branding.
Duração: 
4 semestres / 2 anos
  • Plano de Estudos
  • Condições de Acesso
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
E-mail marketing 6,0

Objectivos

  • Compreender as normas e boas práticas na execução de campanhas de e-mail marketing
  • Identificar o ecossistema de plataformas de envio de e-mail Marketing
  • Compreender a necessidade de integração de diferentes canais digitais com as campanhas de e-mail marketing

Tópicos programáticos

  • Opt-in, Opt-out, SPAM, Bounce, Responsive
  • O Processo de E-mail Marketing
  • Inventariação das diferentes plataformas de e-mail
  • Elaboração e envio de campanhas de e-mail marketing
  • Interpretação de resultados de campanhas de e-mail marketing
  • Integração de ferramentas de CRM e E-commerce com as ferramentas de e-mail marketing
Gestão Empresarial 3,0
Inglês 3,0

A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo e do comércio. Na disciplina de Inglês do ISCET, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal.

Introdução ao Marketing 4,0
Português e Técnicas de Comunicação 4,0

Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente Técnicas de Comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em Língua Portuguesa.

Na disciplina de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET, são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial.

Relatórios de e-commerce e business intelligence 6,0

Objectivos

  • Compreender a importância dos relatórios de business inteligence na estratégia digital
  • Aplicar técnicas de produção de relatórios eficazes
  • Estruturar e implementar KPI’s em projectos online
  • Implementar técnicas de optimização de conversão

Tópicos programáticos

  • Os sistemas de BI nas organizações
  • Desenho de indicadores e KPI’s
  • Desafios e tendências do e-commerce
  • Representação e avaliação de resultados
  • Web Analytics
  • Vendas e conversão
Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Digital branding 6,0

Objectivos

  • Saber como implementar uma estratégia de posicionamento de marca no ecossistema digital
  • Compreender a complementaridade entre Owned, Paid e Earned Media
  • Aplicar técnicas de envolvimento entre as marcas e os seus públicos
  • Interpretar as alterações dos comportamentos do consumidor e como este afecta a comunicação das marcas

Tópicos programáticos

  • Owned media
  • Paid media
  • Earned Media
  • Embaixadores das marcas
  •  A notoriedade das marcas
Legislação, lojas online e e-commerce 6,0

Objectivos

  • Contextualizar o papel do E-commerce numa estratégia digital
  • Identificar e compreender a legislação nacional e internacional sobre e-commerce
  • Saber como estruturar uma plataforma de e-commerce
  • Identificar ferramentas e aplicações de gestão de lojas online
  • Compreender a necessidade de segurança digital
  • Compreender a necessidade de protecção de dados

Tópicos programáticos

  • Sistemas de pagamento online
  • Modelos de negócio online
  • Aspectos legais
  • Social commerce
  • Mobile commerce
  • Plataformas de criação de lojas online
  • Integração de ferramentas de CRM e facturação
Marketing Digital e redes sociais 6,0

Objectivos

  • Compreender o papel das redes sociais numa estratégia de marketing digital
  • Compreender o ecossistema das redes sociais
  • Interpretar o papel das redes sociais na gestão do relacionamento com o cliente
  • Saber como utilizar plataformas de gestão de redes sociais
  • Saber como executar campanhas de PPC nas redes sociais
  • Saber como criar conteúdos com engagement para as redes sociais
  • Saber como promover o relacionamento com os seguidores
  • Saber como elaborar relatório de analytics nas redes sociais
  • Perspectivar a evolução das redes sociais

Tópicos programáticos

  • Identificação das redes sociais mais importantes o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pintrest, Whatsapp, Snapchat, Youtube
  • Os diferentes posicionamentos e objectivos das redes sociais o Publising, video, fotografias, Sharing, Networking
  • A gestão de crise nas redes sociais
  • Community Management
  • Execução de campanhas de publicidade nas redes sociais
  • Tipo de interacções nas redes sociais – gosto, partilha, comentário, posting, mentions
  • PPC nas redes sociais
  • Analytics nas redes sociais

 

 

Mobile marketing 4,0

Objectivos

  • Compreender o o valor do mobile marketing na estratégia de marketing digital
  • Identificar o valor e relevância das tecnologias destinadas a mobile como Jogos, Aplicações e Messaging
  • Compreender o papel das plataformas mobile dos novos padrões de consumo
  • Desenvolver campanhas adaptadas às plataformas mobile

Tópicos programáticos

  • Conceito de mobile marketing
  • O ecossistema de plataformas mobile
  • SMS
  • Mobile App’s
  • Mobile advertising
  • Mobile video
  • Mobile games
  • Marketing Cross channel
  • Responsive Design
  • Tendências futuras

 

Search Engine Marketing 6,0

Objectivos

  • Compreender o papel do Search Engine Marketing na estratégia de Marketing Digital
  • Compreender as diferenças e complementaridades entre Search Engine Optimization e Search Engine Advertising
  • Identificar as boas práticas de Search Engine Optimization
  • Executar campanhas de Search Engine Advertising – Google Adwords
  • Conhecer e utilizar plataformas de recolha, análise de SEO

Tópicos programáticos

  • Search Engine Marketing
  • Search Engine Optimization
  • earch Engine Advertising
  • Criação de campanhas no Google Adwords
  • Copyrighting
  • Link building
Website como ferramenta de marketing digital 6,0

Objectivos

  • Compreender o papel das dos websites na estratégia de marketing digital
  • Identificar plataformas open source de criação de sites e de gestão de conteúdos
  • Conhecer as tendências futuras na execução de sites
  • Aplicar técnicas de integração de diferentes canais digitais num site
  • Integração de ferramentas de e-commerce e lojas online
  • Identificar as várias fases de criação de um site: Planeamento, Produção e Publicação

Tópicos programáticos

  • Webdesign
  • Arquitectura de informação
  • Usabilidade
  • Responsive design
  • Plataformas Open source
  • Processos de criação de sites
  • E-commerce
  • Lojas online
  • SEO – Search Engine Optimization
  • CMS – Content Management Systems
  • Wireframes
Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Ferramentas de produção de conteúdos digitais 6,0

Objectivos

  • Identificar as diferentes plataformas de criação e edição de conteúdos multimédia
  • Aplicar técnicas de criação e edição de conteúdos digitais
  • Aplicar técnicas de criação de conteúdo vídeo
  • Aplicar técnicas de criação de conteúdo áudio

Tópicos programáticos

  • Plataformas de criação de conteúdos digitais
  • Ferramentas e aplicações
  • Edição e adaptação de conteúdos digitais
  • Edição de fotografia
  • Edição de vídeo
  • Infografia
  • Bancos de imagens
  • Criação e publicação Podcast
  • Vlogs
  • Podcasts
Gestão de projetos e empreendedorismo digital 6,0

Objectivos

  • Identificar e compreender os processos de gestão de projectos
  • Aplicar técnicas de gestão de recursos – humanos, materiais e financeiros
  • Saber como estruturar, implementar e gerir um projecto de negócio e comunicação digital

Tópicos programáticos

  • Gestão de recursos humanos
  • Gestão de recursos financeiros
  • Gestão de recursos materiais
  • Gestão do tempo
  • Gestão do risco
  • Gestão da qualidade
  • Factores e critérios de sucesso de um projeto
Marketing de conteúdo - multimédia e copyrighting 6,0

Objectivos

  • Compreender o papel do conteúdo numa estratégia de marketing digital
  • Aplicar técnicas de escrita adaptadas ao contexto e objectivos
  • Aplicar técnicas de escrita criativa
  • Aplicar técnicas de distribuição de conteúdos relevantes para cativar e fixar clientes
  • Compreender o papel dos diferentes canais digitais na distribuição dos conteúdos

Tópicos programáticos

  • Conceito de content marketing
  • Conceito de copyriting
  • Copyriting para sites, newsletters, redes sociais e motores de pesquisa
  • Técnicas de escrita criativa
  • Vídeo e fotografia
  • Podcasts
  • Landing pages
  • Storytelling
  • E-books
  • Vídeos
  • Fotografia
Marketing digital e o consumidor: comportamento e perfil do consumidor 6,0

Objectivos

  • Identificar compreender os diferentes segmentos de consumo
  • Compreender o papel do Costtumer Relatioship Management na fixação e valorização do cliente
  • Aplicar técnicas de comunicação digital capazes de influenciar comportamentos de consumo

Tópicos programáticos

  • CRM - Costumer Relationship Management
  • Segmentação
  • Consumer Barometer
  • Google trends
Plano de marketing digital 6,0

Objectivos

  • Saber como elaborar um plano de marketing digital
  • Identificar e compreender os diferentes estádios de um plano de Marketing Digital
  • Contextualizar o plano de marketing digital no Marketing Mix
  • Saber como combinar os diferentes canais digitais

Tópicos programáticos

  • Pesquisa e análise de mercado
  • Planeamento
  • Produção
  • Publicação de conteúdo digital
  • Promoção do conteúdo digital
  • Propagação de conteúdo digital
  • Personalização da mensagem digital
  • Relatórios e analytics
  • Pensamento estratégico
Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 30,0
  • +23 Anos
  • Ensino Secundário ou habilitação equivalente
  • 11º ano completo ou equivalente
  • Titulares de diploma de especialização tecnológica
  • Titulares de um grau de ensino superior

Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações 

 

Titulares de aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos ou habilitação equivalente que, não tendo concluído o ensino secundário, sejam considerados aptos em prova de avaliação a realizar no ISCET;

Para fazer a sua candidatura terá que apresentar os seguintes requisitos:

 

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Carta de Motivação

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

 

 

Titulares de diploma de especialização tecnológica;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de um grau de ensino superior.

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior) 

CANDIDATURA

€ 120 

     
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 110
€ 12 Seguro escolar

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 2.145

€ 195 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 2.037,75 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

 
PORTUGAL 2020

Há ainda a possibilidade de eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020.

Adriano Ramos Pinto, Vinhos SA

AEP - Associação Empresarial de Portugal

Auto-Sueco, Lda

Basepoint, Lda

BYDAS, Agência de Comunicação Digital

Delgado Alves & Barbosa de Pina, Lda

Fábrica de Tintas 2000

Globaln Unipessoal, Lda

Grande Hotel de Paris

Grupo Salvador Caetano

Pinto & Cruz - Gestão, Unipessoal, Lda

Produtiva - Fábrica de Redes, Lda

Rangel Invest, SA

Wondeotec, SA

Pedido de Informações