ISCET
Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade + Turismo

Em quatro anos poderás garantir duas licenciaturas e tornares-te um(a) profissional mais completo e capaz de responder aos desafios cada vez mais exigentes do mercado de trabalho. 

 

Licenciaturas Acreditadas

As licenciaturas em Marketing e Publicidade e em Turismo são acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), agência nacional que garante os parâmetros de qualidade do ensino superior em Portugal.

Competências profissionais e estratégias de formação

• Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas e operacionais nas fileiras do turismo, do marketing, do design e da publicidade;

• Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas do marketing, da publicidade e do turismo;

• Participação em atividades de pesquisa e de intervenção com impacto real na economia e na comunidade;

• Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação;

• Capacidade para formulação de planos de negócio e criação do próprio emprego;

• Experiência profissional de base proporcionada pelos estágios curriculares desenvolvidos por protocolos com empresas e outras organizações de grande prestígio nos respectivos setores;

• Integração a nível internacional pelas oportunidades de mobilidade oferecidas pelas redes de instituições que o ISCET integra, designadamente a rede Erasmus.

Duração: 
8 semestres / 4 anos
Coordenador: 
José Manuel de Araújo Magano

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (FEUP), é mestre em Gestão de Empresas e Especialista em Marketing e Publicidade. Foi presidente do Conselho Científico de 2000 a 2005. É coordenador da licenciatura em Marketing e Publicidade. É fundador e administrador de diversas empresas...

  • Plano de Estudos
  • Empregabilidade
  • Condições de Acesso
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade 3 4,5

A unidade curricular de Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias de suporte ao Marketing e Publicidade.

Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação; utilização da folha de cálculo; criação de páginas web; e por último, edição de imagem e composição gráfica utilizando o Photoshop.

Economia 3 6,0

A ECONOMIA é o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir bens e a distribui-los para consumo, agora e no futuro, entre as várias pessoas e grupos na sociedade.

Esta unidade curricular pretende transmitir conhecimentos práticos, que sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica dos estudantes num contexto de tomada de decisão.

Inglês I 3 4,5

Reconhecer e compreender a diversidade linguística e cultural, de modo a envolver-se discursivamente e perceber possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e nos negócios, a diversidade cultural e as relações interpessoais, o papel do marketing, o consumo e as novas tendências de mercado.

Introdução ao Direito 3 4,5

Na disciplina de Introdução ao Direito são abordados os principais conceitos necessários para a compreensão do ordenamento jurídico, bem como a teoria geral da relação jurídica, com especial incidência sobre os sujeitos. É igualmente realizada uma breve abordagem do direito constitucional, sobretudo ao nível da protecção dos consumidores e da organização económica.

Introdução ao Turismo 3 4,5

A evolução do turismo nas últimas décadas do século XX e inícios deste século tem vindo a revolucionar a economia e a vida social das populações, criando uma dinâmica muito relevante ao lado das mais importantes atividades. Na unidade curricular de Introdução ao Turismo são abordados os temas centrais ligados ao turismo, como a importância do mesmo no desenvolvimento das regiões, os impactos gerados e a evolução e tendências desta atividade.

Marketing I 3 4,5

Disciplina introdutória de Marketing, que aborda os principais conceitos neste domínio e se debruça sobre o marketing estratégico, a análise de mercado e dos seu intervenientes, a segmentação e o posicionamento, a diferenciação e a marca.

Métodos Quantitativos 3 6,0

A disciplina de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento por parte dos alunos de uma capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão, marketing e turismo.

Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa. Conhecendo os elementos fundamentais em que esta assenta, e sendo capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos, potenciando-os de uma capacidade mais robusta de análise e tratamento de informação.

Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Comportamento Organizacional 3 4,5

O estudo do Comportamento Organizacional permite conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar, para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais.

Comunicação e Redação Publicitária 3 4,5

Comunicar ~ Tornar Comum. Publicidade ~ Tornar Público. Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se Comunicar e Publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a Atenção; despertar o Interesse; gerar Desejo e ativar a Ação (Aquisição). Tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, audio e texto.

Nesta disciplina são abordados temas, entre outros, como: Introdução à Comunicação
, Publicidade, Campanha de Publicidade, Analise de campanhas, O mercado Publicitário, Circuitos de uma campanha, Tipos de Comunicação, Formas de Comunicação, Publico Alvo, Composição & Redação, Social Media e a Geração “Millennials”.

Geografia do Turismo 3 4,5

Sendo o turismo o conjunto das actividades que envolvem a deslocação de pessoas de um lugar para outro, a relação entre o turismo e a geografia, ciência que estuda os lugares, é necessariamente decisiva para a compreensão do fenómeno turístico e para um correcto aproveitamento e ocupação do espaço pela actividade turística. Na unidade curricular de Geografia do Turismo são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, mas sobretudo com a sua componente humana, ligada à demografia, à urbanização ou ao desenvolvimento e ordenamento turístico.

Inglês II 3 4,5

Apetrechar os estudantes de vocabulário técnico na área do marketing e da publicidade, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de leituras, diálogos, trabalhos e debates. Os temas desta unidade curricular refletem aspetos relacionados com a globalização, o mercado de trabalho, a comunicação empresarial, o marketing e a publicidade.

Introdução à Gestão 3 6,0

A compreensão do ambiente de negócios e o esforço de manter os diferentes subsistemas num esforço de cooperação é actualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças, exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva.

A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na actividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objectivo de suportar a tomada de decisão.

Laboratório de Design 3 6,0

Como disciplina o Design Gráfico é uma ferramenta fundamental ao serviço de todo e qualquer tipo de comunicação visual. O designer contemporâneo é uma espécie de “jornalista” da comunicação visual: interpreta, modela e comunica a informação procurando modos visuais estimulantes de o fazer sem a desvirtuar.  Sem que nos seja perceptível, vivemos rodeados por design: na embalagem de pasta de dentes, no bilhete para o metro, numa embalagem de medicamentos, num cartaz para uma peça de teatro, nos sinais de trânsito até no genérico de um filme, temos design a funcionar. É, portanto, uma unidade de formação fundamental na área de marketing e da comunicação comercial. Nesta UC pretende-se que os alunos possam interiorizar e desenvolver conceitos, regras, princípios e processos de criação de design no âmbito da disciplina de marketing.

Marketing II 3 4,5

Evoluindo a partir de Marketing I, esta unidade curricular aprofunda alguns conceitos e desenvolve particularmente o marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. No âmbito da disciplina são suscitados trabalhos de aplicação e utilizada a simulação computacional.

Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Comportamento do Consumidor 3 4,5

O estudo do Comportamento Organizacional permite conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar, para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais.

Direito do Turismo 3 6,0

O Direito do Turismo é constituído pelo conjunto de normas jurídicas relativas ao turismo, como atividade económica transversal. Nesta unidade curricular são abordados, nomeadamente, temas como a organização administrativa do setor do Turismo, a tipologia dos empreendimentos turísticos e respetivo regime de instalação e funcionamento, regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de bebidas e restauração, o contrato de viagem organizada, o provedor do cliente, o direito reclamacional.

Distribuição e Merchandising 3 4,5

Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos, desde a sua produção à placa de vendas. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa Gestão de Stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como satisfazer as necessidades da empresa. A venda de um produto não se resume à sua Distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial, é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda.

Nesta disciplina são abordados temas, entre outros, como: A Distribuição Moderna, Tipos de Mercado, Gestão de Stocks, MDD e Own Brands, Sistemas de informação, Fidelização, Segmentação, Dinamização Ponto de Venda, Expectativas dos clientes e Tendências de Consumo.

Espanhol I 3 4,5

Atualmente, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês. Saber espanhol é poder conhecer um mundo que entusiasma, seja pela sua música ou seus filmes, seja pela sua gastronomia ou pela cultura hispânica tão rica e diversa. Além disso, saber espanhol para os nossos alunos será sempre uma grande vantagem para o seu futuro trabalho no mercado ibero-americano, permitindo assim melhorar as suas expectativas profissionais.

Estratégia e Planeamento Publicitário 3 6,0

Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição feroz pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto, torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só o é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como um exemplar planeamento.

Nesta disciplina são abordados temas, entre outros, como: Publicidade, Análise de campanhas de publicidade, Audiências, O Briefing - Características e função estratégica, Copy Strategy & Anti Copy Strategy, Estratégia de comunicação e Copy Analysis, Estratégias de publicidade, Planeamento de media, Indicadores de eficácia da publicidade e Métodos de orçamentação da comunicação.

Gestão de Contas e Orçamentação 3 4,5

Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A disciplina explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total.

Marketing Digital 3 6,0

O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores.

Na disciplina de Marketing Digital do ISCET, são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, Search Engine Marketing, E-mail marketing, mobile marketing e Social Media Marketing.

Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Direito da Publicidade 3 4,5

Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários.

Estudos de Mercado 4 6,0

Os Estudos de Mercado são uma ferramenta de grande importância para qualquer empresa que pretenda verdadeiramente desenvolver-se. É através dos Estudos de Mercado que se obtém uma visão ampla, e ao mesmo tempo específica, sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os Estudos de Mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência.

Gestão de Vendas e Negociação 3 4,5

Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é factor que pode viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de concepção do mesmo, a sua definição do preço, as vendas históricas, actuais e objectivos futuros. Sem todas estas bases, um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro.

Nesta disciplina são abordados temas, entre outros, como: Força de Vendas, Gestão de Produto, Tendências e Benchmarks, Composição de Preço: Markup Vs Margem, Gestão de Vendas, Analise de Vendas (VB, VL, RH, L4L), Negociação, Linguagem Corporal e Micro Expressões, Riscos em Negociação, Estratégias e táticas Negociais.

Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual I 3 6,0

Esta disciplina tem como objectivos  familiarizar os estudantes com o facto de que os diferentes meios de comunicação têm uma natureza própria que afecta de forma diferente a publicidade; processo de execução de uma peça de comunicação gráfica, o processo criativo em relação com o processo de planeamento e produção; Demonstrar: que na base cada boa campanha publicitária está um conceito criativo que condiciona todo o trabalho. Conhecimento e compreensão de: conceitos e técnicas essenciais; estratégias de comunicação e criação no domínio da comunicação gráfica e audiovisual; a importância dos diferentes meios e respectivas linhas de orientação em comunicação gráfica e audiovisual; o processo de criação de um projecto de comunicação gráfica/ campanha publicitária, em diversos suportes, da natureza do publico alvo e de como o avaliar.

Marketing de Serviços 3 4,5

Cerca de 80% da atividade económica portuguesa está no sector dos serviços. As empresas carecem de abordagens técnicas de marketing adaptadas às características específicas dos serviços, nas suas diversas dimensões. Marketing de Serviços desenvolve os conceitos fundamentais do produto serviço, os processos, a comunicação, as políticas de preço, de qualidade, a gestão das pessoas, a distribuição e a evidência física dos serviços. No contexto da u.c. é realizada uma simulação computacional e desenvolvidos trabalhos de aplicação.

Património e Turismo Cultural 3 4,5

Ao longo da leccionação desta unidade curricular procura-se formar o estudante, quer no plano teórico, quer no domínio prático, para as questões básicas que subjazem à atividade turística. Assim, o diálogo abre-se através das noções chave como cultura (e correlativas), considerando-se que Portugal se insere num quadro maior, que é o europeu e ocidental, mas que possui características próprias, que lhe conferem identidade.

Aborda-se, numa perspectiva crítica e diacrónica, o fenómeno turístico no mundo e em Portugal, destacando-se a sua relevância económico-social e cultural.

A unidade curricular encerra-se focando o património, tanto no plano teórico-crítico, como no domínio prático. Para isso, propõem-se conceitos, vivências, observações “in loco”, através das quais os estudantes devem saber situar-se adequadamente, no tempo e no espaço, fornecendo aos interessados os elementos básicos para as “leituras” individuais que cada potencial turista elaborará para si mesmo.

Planeamento e Desenvolvimento Territorial 3 4,5

A viagem implica a descoberta de novos e diferentes lugares e cada lugar é consequência do cenário físico em que se desenvolveu e da cultura que o transformou. A unidade curricular de Planeamento e Desenvolvimento Territorial tem como temas essenciais a compreensão da evolução dos lugares, a identificação dos modelos de planeamento territorial e e o conhecimento dos instrumentos de planeamento e ordenamento territorial à disposição do empreendedor e dos organismos públicos.

Semestre 5
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Empreendedorismo 3 4,5

O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta disciplina curricular com o objetivo de sensibilizar os alunos para uma via alternativa ao mercado do emprego, e para a qual importa conhecer o papel do empreendedor, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios, e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, e definir estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade.

Espanhol II 3 4,5

A disciplina de Língua Estrangeira Espanhol II vem consolidar o nivel de aprendizagem A-1 para adquirir as competências comunicativas de grau A-2 com um dominio do vocabulário técnico profissional e às capacidades linguísticas propiás da área do Turismo, preparando aos nossos alunos como verdadeiros profissionais capazes de darem uma resposta eficaz nas suas futuras atividades turísticas e hoteleiras.

Gestão de Inovação e Projectos 3 4,5

Esta disciplina tem por objetivo a sensibilização dos estudantes para os processos de inovação e para a importância de que se reveste no âmbito do Marketing e da profissão do marketer, por um lado e, por outro, proporcionar conhecimentos e técnicas de formulação, planeamento e gestão de projetos, nomeadamente o âmbito, o tempo, os custos, o risco e a qualidade, que são hoje, reconhecidamente, competências transversais cada vez mais exigidas pelas empresas.

Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual II 4 6,0
Marketing Internacional 3 4,5

O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais para criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo.

O conteúdo programático da disciplina de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional.

Técnicas de Alimentação e Bebidas 3 4,5
Tópicos Avançados de Gestão 3 6,0

Um profissional de marketing é mais eficaz e alavanca mais provavelmente o seu desempenho e carreira se for capaz de dominar e aplicar ferramentas de análise e métodos de resolução de problemas suscetíveis de melhorar os processos, a tomada de decisão e a otimização da utilização de recursos. A disciplina introduz técnicas de marketing e de gestão que potenciam este tipo de resultados, nomeadamente modelos de apoio à decisão, análise de risco, árvores de decisão, método AHP, conjoint analysys, e modelos previsionais.

Semestre 6
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Desenvolvimento de Destinos e Gestão de Novos Produtos Turísticos 4 6,0

O emergir da consciência da pública, da população local e dos grupos de interesse, preocupados com os impactos negativos do turismo, percebidos na comunidade local, conduziu a um aumento de planeamento em turismo aos diferentes níveis, acreditando que o planeamento em turismo ajudaria a minimizar tais impactos.

Por outro lado, a procura de planeamento turístico pelo sector público também foi impulsionada por parte dos poderes públicos, ao perceberem as mudanças no mercado turístico e a necessidade das políticas governamentais responderem aos problemas de reestruturação económica nas zonas urbanas e rurais.

Neste contexto, o conhecimento profundo dos processos, modelos e técnicas de planeamento em turismo, associado ao desenvolvimento do turismo sustentado contribuirão para garantir a sustentabilidade ambiental, económica e sócio-cultural das gerações futuras.

Esta unidade curricular trata os principais conceitos ligados ao planeamento e desenvolvimento do turismo, com destaque para o ordenamento, os planos e os modelos de planeamento e desenvolvimento turístico. Estuda as boas práticas nacionais e internacionais do planeamento de destinos. Analisa ainda a criação e a gestão de produtos turísticos nos destinos.

Estágio 21
Projeto 7,5

Disciplina de caráter integrador, Projeto permite a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos e robustecidos ao longo do ciclo de estudos, num trabalho individual e original desenvolvido ao longo do semestre, que concretamente pode consistir numa dissertação sobre um tema afim ao Marketing e Publicidade ou num plano de negócio que integra um plano de marketing desenvolvido. Projeto representa uma oportunidade de formular um trabalho que possa vir a ter aplicabilidade prática, inclusivamente em articulação com empresas e organizações parceiras.

Seminário 2 1,5
Semestre 7
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Economia do Turismo 3 6,0

Esta unidade curricular pretende transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos.

Gestão e Técnicas de Agências de Viagens 3 6,0

Percorre os principais aspetos associados à gestão e técnicas das agências de viagens. Analisa, estuda, aplica as práticas e regras relacionadas e desenvolvidas no âmbito da atividade turística. Conhecimento da realidade das agências de viagens, nomeadamente através do desempenho relacionado com as operações mais frequentes neste tipo de empresa. Pretende que o aluno potencie e assuma uma atitude empreendedora, adquirindo capacidade de formular projetos empresariais, como alternativa ao mercado tradicional de trabalho.

Inglês III 3 4,5

Apetrechar os estudantes de vocabulário técnico na área do Turismo, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de diálogos, trabalhos, visitas de estudo e debates. Os temas abordados pretendem dotar os estudantes de conhecimentos e adquirir competências profissionais nos setores das agências de viagens, dos aeroportos, dos hotéis e dos restaurantes.

Organização e Gestão de Empreendimentos Turísticos 3 4,5

A importância da organização e gestão de empresas no sector do turismo numa envolvente de constante mudança tem-se revelado uma variável critica de sucesso. Um profundo conhecimento dos movimentos e fluxos turísticos, a compreensão dos comportamentos do consumidor, o conhecimento dos perfis e dos distintos segmentos, bem como a informação sobre as tendências, têm permitido às organizações suportar as suas decisões de investimento.

Por outro lado, uma noção profunda do funcionamento dos empreendimentos turísticos ancorado na respectiva estrutura e nos distintos subsistemas funcionais, garantem, no longo prazo, uma resposta mais efectiva aos desafios da organização e da gestão, nomeadamente, no contexto da produtividade, qualidade de serviço, preservação e sustentabilidade.

Esta unidade curricular da Licenciatura em Turismo percorre os principais conceitos da gestão de empreendimentos turísticos, analisa a envolvente global da actividade turística, estudas as funções de gestão aplicadas à actividade e o processo de organização e gestão de empreendimentos turísticos

Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Turismo 3 4,5

O domínio das tecnologias e sistemas de informação é hoje uma competência chave requerida em todos os profissionais ligados á indústria do Turismo. Seja na gestão de operações, seja no marketing ou venda de produtos turísticos, o domínio dos sistemas de informação constitui um fator crítico de sucesso na sobrevivência das empresas, determinante para a sua presença, com sucesso, num mercado altamente competitivo, em Portugal amplamente populado por empresas de pequena dimensão. A unidade curricular de Tecnologias e Sistema de Informação e Comunicação ensina os fundamentos de sistemas de informação, a forma como eles estão hoje presentes nas empresas do turismo, o peso determinante que exercem nas suas cadeias de distribuição e fornecimento. Prepara ainda os alunos na utilização das ferramentas de burótica necessárias na operação duma empresa de turismo.

Turismo da Natureza 4 6,0
Semestre 8
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 21
Eventos e Animação Turística 3 6,0

O mercado dos eventos constitui uma forte aposta como fator de desenvolvimento turístico. Na unidade curricular de Eventos e Animação Turística, os estudantes são levados a perceber este mercado, como funciona a organização, promoção, captação e supervisão dos mesmos. É proporcionada ainda a aquisição de conhecimentos sobre regras e técnicas de programas de animação turística, capacidades e perfil exigido a um animador turístico e regras de trabalho em equipa.

Inglês IV 3 4,5

Saber utilizar o idioma Inglês em todos os contextos, obter um nível de proficiência operacional eficaz, participar ativamente em diálogos, saber dar informações e organizar percursos e redigir relatórios, cartas e anúncios de carácter profissional. Os temas abordados refletem as exigências profissionais relacionadas com a informação turística, a organização de itinerários, a gastronomia e o empreendedorismo.

Operações de Alojamento em Hotelaria 3 4,5

Na gestão e operações hoteleiras nos dias de hoje, devemos estar preparados para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online, bem como ao momento de transformação da hotelaria nacional e aos desafios que enfrenta.

Na uc de Operações de Alojamento em Hotelaria são abordados temas como as especificidades da gestão hoteleira, a cadeia de valor numa organização hoteleira, os principais departamentos de uma organização hoteleira, os diferentes processos, meios e recursos na hotelaria, os principais players na industria hoteleira, e os principais segmentos de mercado que as suas marcas servem, as novas arquitecturas e/ou molduras de gestão hoteleira.

Rotas e Itinerários Turísticos 3 6,0

A comunicação em turismo e a criação de conteúdos que levarão os turistas a fruir pelos diversos territórios deve ser uma preocupação estratégica na elaboração de Rotas e Itinerários.

Na Unidade Curricular de Rotas e Itinerários Turísticos, desenvolve-se metodologias para a elaboração destes produtos e prepara-se, ainda, o futuro técnico de turismo a conduzir o turista em qualquer meio geográfico, primando-se pelas visitas de estudo, onde contactam com situações reais.

Os licenciados em marketing e publicidade pelo ISCET podem exercer profissões com diversos perfis, nomeadamente em:

• Agências de publicidade e de gestão de meios;

• Empresas de consultadoria na área do marketing e publicidade;

• Organizações produtoras de conteúdos multimédia e audiovisual;

• Negócios e outras atividades na área do comércio eletrónico, marketing social e publicidade digital;

• Projetos de pesquisa e análise de marketing, retalho, distribuição e logística, gestão de marcas, vendas e desenvolvimento de novos produtos;

• Atividades de gestão de marketing em negócios nos domínios dos serviços, da indústria, da agricultura, etc.;

• Departamentos de relações públicas e comunicação.

  • 12º Ano
  • +23 Anos
  • Transferência
  • CET / CTSP
  • Regime de Disciplinas Isoladas

Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, História ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)

Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

Para iniciar o processo, através de Transferência de Instituição de Ensino Superior o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior) 

Comprovativo do modo de ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)

Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos::

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto).

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)

CANDIDATURA

€ 165 
     

MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 230
€ 12 Seguro escolar

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 3.520

€ 320 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 3.344,00 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

Pedido de Informações