ISCET
Comércio Internacional

A licenciatura em Comércio Internacional, denominação que substitui a de Relações Comerciais Internacionais, oferece uma sólida formação preparando quadros profissionais capazes de darem resposta aos crescentes desafios que rodeiam o comércio externo, componente fundamental, nomeadamente em Portugal, para a aceleração da convergência da produtividade da economia face aos países mais desenvolvidos.

 

A licenciatura em Comércio Internacional, denominação que substitui a de Relações Comerciais Internacionais, oferece uma sólida formação preparando quadros profissionais capazes de darem resposta aos crescentes desafios que rodeiam o comércio externo, componente fundamental, nomeadamente em Portugal, para a aceleração da convergência da produtividade da economia face aos países mais desenvolvidos. O comércio internacional constitui, como é sabido, uma das frentes decisivas para a superação da situação de crise atualmente vivida. Daí as inúmeras e exigentes oportunidades que oferece a quem for um especialista devidamente credenciado no setor. Esta licenciatura em Comércio Internacional é reconhecida pela APAT – Associação dos Transitários de Portugal e pela ODO – Ordem dos Despachantes Oficiais, formando transitários e conferindo as condições de admissão ao estágio profissional de acesso à atividade de despachante oficial.

Aprovado pelo Despacho n.º 5464/2007, de 20 de março e alterado pelos Avisos n.º 13939/2010, de 13 de julho, n.º 14611/2011, de 21 de julho, e n.º 5539/2015, de 21 de maio, todos publicados na IIª Série do Diário da República.

Licenciatura em Comércio Internacional acreditada, pelo prazo de 5 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), agência nacional que garante os parâmetros de qualidade do ensino superior em Portugal.

Competências profissionais e estratégias de formação

• Visão integrada das diversas vertentes da gestão relevantes para as organizações que atuam na área do comércio internacional;

• Capacidade de resolução de problemas e de tomadas de decisão em situações profissionais ligadas ao comércio internacional europeu e mundial;

• Conhecimento de metodologias de pesquisa e gestão da informação, incluindo capacidade de uso de sistemas informáticos;

• Competências de gestão transcultural e de comunicação;

• Conhecimento e capacidade de gestão operacional de sistemas logísticos e de transportes em situações de comércio internacional;

• Conhecimento da legislação da União Europeia e dos procedimentos aduaneiros necessários ao trânsito de mercadorias importadas e exportadas.

Duração: 
6 semestres/3 anos
Coordenador: 
José Pedro Teixeira Fernandes

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Estudos Europeus e Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. É autor de dos seguintes livros: Ciberguerra - Quando a Utopia se Transforma em Realidade, Elementos de Economia Política...

  • Plano de Estudos
  • Empregabilidade
  • Condições de Acesso
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Contabilidade 3 6,0

A Contabilidade procura expressar de uma forma sintética e normalizada todos os factos patrimoniais que ocorrem nas empresas durante um exercício económico.

Na disciplina de Contabilidade Geral, são abordados temas como análise de factos patrimoniais, ciclo contabilístico e registos contabilísticos assim como a produção de Demonstrações financeiras que expressem a imagem verdadeira e apropriada de cada entidade.

Inglês Técnico I 2 3,0

No mundo globalizado em que vivemos, a Língua Inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de lingua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingual e pluricultural dos negócios.

Assim, as disciplinas de Inglês Técnico I e II têm como objectivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (Inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional.

Introdução ao Direito 3 6,0

Tem por objectivo proporcionar  aos  estudantes  a  aquisição  de  conhecimentos  teórico-conceptuais  de  base  jurídica. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: teoria geral da norma jurídica, teoria geral da relação jurídica, sujeitos da relação jurídica e pessoas colectivas.

Marketing Internacional 3 5,0

O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais para criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo.

O conteúdo programático da disciplina de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional.

Métodos Quantitativos 3 5,0

A disciplina de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento por parte dos alunos de uma capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão, marketing e turismo.

Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa. Conhecendo os elementos fundamentais em que esta assenta, e sendo capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos, potenciando-os de uma capacidade mais robusta de análise e tratamento de informação.

Opção 3 5,0
Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Direito da União Europeia 3 6,0

Tem por objectivo dotar  os  alunos  de  conhecimentos  de  base  sobre  a  União  Europeia,  com  ênfase  na  vertente  jurídico-institucional,  facilitadores  do exercício  de  funções  profissionais  num  ambiente  de  integração  europeia. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: a estrutura jurídica da União Europeia, a arquitectura institucional da União Europeia e a ordem jurídica da União.

Economia 3 6,0

A economia é uma ciência que estuda o comportamento dos diversos agentes económicos e a sua envolvente. Abrange uma vertente macro e uma vertente micro nas quais a ênfase é colocada no comportamento dos países e nos agentes económicos individuais.

Na disciplina de Economia são abordados temas de macroeconomia como agregados económicos, taxas de desemprego e Inflação assim como Balança de pagamentos. São também abordados temas de microeconomia nomeadamente teoria do consumidor, da produção e dos custos.

Inglês Técnico II 2 3,0

No mundo globalizado em que vivemos, a Língua Inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de lingua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingual e pluricultural dos negócios.

Assim, as disciplinas de Inglês Técnico I e II têm como objectivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (Inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional.

Introdução à Gestão 3 6,0

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

Política Comercial Externa 3 6,0

A política externa da UE, que se foi gradualmente desenvolvendo ao longo dos anos, permite à UE falar e agir a uma só voz na cena internacional. Ao tomarem medidas conjuntas, os 28 países da UE têm uma influência muito maior do que a que teriam se cada um aplicasse as suas próprias políticas. Ao longo dos anos, vêm sendo negociados Acordos de Livre Comércio cujo objetivo é o desenvolvimento e o crescimento económico da UE.

Propriedade Industrial e Concorrência 2 3,0

Na disciplina de Propriedade Industrial e Concorrência são abordados os regimes jurídicos das criações industriais e dos sinais distintivos do comércio, bem como a disciplina da concorrência desleal e as práticas restritivas da concorrência.

Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Fiscalidade Internacional 3 6,0
Gestão Financeira 3 6,0

A Gestão Financeira é uma área das ciências económicas que estuda os fatores determinantes na tomada de decisão empresarial. É uma disciplina multifacetada e fundamental na compreensão do comportamento dos agentes económicos.   

Na disciplina de Gestão Financeira, são abordados temas como a tomada de decisão dos gestores, avaliação de empresas e diagnósticos económico financeiros, assim como decisões de distribuição de dividendos

Meios de Pagamento Internacionais 3 6,0
Organização e Arquitectura do Transporte 3 6,0

A Organização do Transporte nas suas múltiplas vertentes, desde a recolha dos bens na origem até à sua entrega no destino final, é da maior importância no Comércio Internacional.

Fazem parte dos conteúdos lecionados, desde os processos de armazenagem, acondicionamento e manuseamento, até ao conhecimento elementar dos diversos modos de transporte. O objetivo é estarem habilitados a selecionar, em função de cada situação específica. Os alunos deverão estar preparados para sustentar a decisão, ponderando fatores como, o tempo, a segurança, a disponibilidade e o custo.  

É também fundamental dar a conhecer os intervenientes no processo: transitários/operadores logísticos, transportadores, despachantes oficiais, alfândegas, seguradoras, entidades inspetoras, bancos, e mostrar a forma como se relacionam

Teorias das Relações Internacionais 3 6,0

Tem por objectivo  proporcionar aos   estudantes   conhecimentos   de   base   sobre   os   principais   conceitos   e   teorias   das   relações   internacionais,  familiarizando-os   com   as   correntes   de   pensamento   desta área   do   conhecimento. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspectos histórico-políticos das relações internacionais, conceitos, teorias e evolução dos grandes debates teóricos.

Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Contratação Internacional 3 6,0

Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre a contratação no plano internacional sobre as principais figuras contratuais que se desenvolvem no quadro das relações comerciais internacionais, por referência às convenções que as sustentam, bem como apresentar aos alunos as ferramentas disponíveis para a resolução de litígios no plano comunitário e internacional.

São abordados temas como os aspectos gerais da contratação internacional, as normas comunitárias e internacionais sobre contratos e o contrato de compra e venda internacional; A resolução de litígios e as normas comunitárias relativas à competência judiciária e Arbitragem Internacional.

Direito dos Transportes 3 6,0

O comércio internacional tem tido um desenvolvimento exponencial, com um especial contributo das cadeias logísticas, onde se incluem os transportes. É por isso fundamental conhecer os direitos e obrigações de cada um dos intervenientes, para uma otimização do comércio mundial.     

Na disciplina de Direito dos Transportes, são abordados os temas relacionados com a legislação, contratos dos vários modos de transporte, com especial enfoque nos direitos e obrigações das partes.

Direito, Economia e Ética 3 6,0
Políticas Económicas Europeias 3 6,0

Tem por objectivo permitir a  aquisição  de  conhecimentos  sobre  as  principais  políticas  económicas  europeias. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: as políticas de base do mercado interno, a política orçamental e monetária e política de coesão, económica, social e territorial da União Europeia.

Transporte e Logística Internacional 3 6,0
Semestre 5
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Direito dos Seguros 3 6,0

Os seguros surgem como garantia nas trocas comerciais e são essenciais para que o comércio internacional se possa desenvolver de forma sustentável, gerador confiança nos players comerciais internacionais.

A disciplina de Direito dos Seguros está fortemente vocacionada para a análise dos seguros de danos, designadamente dos seguros de responsabilidade civil dos vários intervenientes no comércio internacional e dos seguros de mercadorias, não descurando os regimes nacional e internacional aplicáveis.

Distribuição Internacional 3 6,0
Gestão Estratégica Internacional 3 6,0
Organizações Económicas Internacionais 3 6,0

Tem por objetivo fornecer   conhecimentos   sobre   as   principais   organizações   económicas   internacionais,   familiarizando   os   alunos   com   as   suas  competências   e   áreas   de   actuação   no   plano   económico   internacional. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspectos   da   teoria   geral   das   organizações   internacionais, organizações económicas de carácter global e organizações económicas de cooperação  e / ou integração regional.

Regimes e Procedimentos Aduaneiros 3 6,0

A disciplina de Regimes e Procedimentos Aduaneiros afere as componentes teórico práticas necessárias para a execução das medidas de política comercial plasmadas nos diplomas legais que instituíram a Pauta Aduaneira Comum e consubstanciadas no Código Aduaneiro da União.

Semestre 6
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 20,0

Tem por objetivo proporcionar  aos  estudantes   a aplicação  dos  conhecimentos  adquiridos  ao  longo  da  sua  formação  a  situações  práticas  em ambiente  real  das  organizações/empresas.  Permite  a  confrontação  da  aprendizagem  académica  com  critérios  de  ordem pragmática  empresarial  e  a  integração  de  conhecimentos  e  competência. Inclui a realização de um relatório das atividades desenvolvidas em contexto laboral.

Projeto 8,5

Tem por objetivo a realização  de  um  trabalho  de  final  de  licenciatura  onde  sejam  aplicados  conhecimentos  técnico-científicos  adquiridos  pelo estudante  na  área  formativa  do  curso. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo do semestre pelo estudante, sob supervisão de um docente orientador e também apresentado oralmente perante um júri de perfil empresarial

Seminário sobre Comércio Internacional e Empreendedorismo 1,5

Competências profissionais e estratégias de formação:

• Visão integrada das diversas vertentes da gestão relevantes para as organizações que atuam na área do comércio internacional;

• Capacidade de resolução de problemas e de tomadas de decisão em situações profissionais ligadas ao comércio internacional europeu e mundial;

• Conhecimento de metodologias de pesquisa e gestão da informação, incluindo capacidade de uso de sistemas informáticos;

• Competências de gestão transcultural e de comunicação;

• Conhecimento e capacidade de gestão operacional de sistemas logísticos e de transportes em situações de comércio internacional;

• Conhecimento da legislação da União Europeia e dos procedimentos aduaneiros necessários ao trânsito de mercadorias importadas e exportadas.

  • 12º Ano
  • +23 Anos
  • Transferência
  • CET / CTSP
  • Regime de Disciplinas Isoladas

Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, Geografia ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)

Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

Para iniciar o processo, através de Transferência de Instituição de Ensino Superior o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior) 

Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)

Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações 

Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto).

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)

CANDIDATURA

€ 165 
 

MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 230 
€ 12 Seguro escolar

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 2.970

€ 270 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 2.821,50 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

AEP – Associação Empresarial de Portugal

CIMAPOR Transitário

CSAV

Hutchinson Portugal

Portmar - Agência de Navegação

Rangel Transitários SA

Tirgal Transitários

Trevomar - Navegação e Trânsitos

WLP Transitários

Pedido de Informações