ISCET
Mestrado em Turismo

Mestrado em Turismo

O Mestrado em Turismo está estruturado como um programa de formação avançada especialmente preparado para estudantes e profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, adquirindo competências especializadas em segmentos relevantes do turismo e na perspetiva do desenvolvimento de negócios. Trata-se de uma especialização de características únicas, a qual alia os estudos e a investigação avançada na área ao incremento sustentado do empreendedorismo. Acresce que os estudantes têm a possibilidade de participar em vários dos projetos de pesquisa em curso no CIIIC – Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária, designadamente no âmbito da criação e exploração de itinerários turísticos alternativos e da criação de empresas relevantes para o setor turístico.

O curso de mestrado tem a duração de quatro semestres. Os dois primeiros abrangem a componente escolar, destinando-se os dois últimos à preparação e desenvolvimento de um trabalho de projeto que deverá permitir o aprofundamento de uma atividade profissional inovadora ou o esboço da mesma. As aulas funcionam em regime pós-laboral e eventualmente aos sábados.

Coordenadores:

Josefina Salvado e Adalberto Dias de Carvalho

 

Mestrado acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a partir do ano letivo 2020/2021.

 

Até 2019/2020 funciona o Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios, podendo os atuais estudantes concluir o plano de estudos até 31/12/2022, conforme decisão da DGES de 20/01/2020.

  • Study Plan
  • Access Conditions
  • Propinas e Bolsas de Estudo
  • Online Application
Semestre 1
Disciplines Hours/Week ECTS
Epistemologia e Metodologia da Investigação em Turismo 6
Produtos Turísticos e Desenvolvimento Regional 6
Tendências, Destinos e Mercados Turísticos 6
Turismo e Sustentabilidade 6
Turismo, Paisagem e Património 6
Semestre 2
Disciplines Hours/Week ECTS
Empreendedorismo e Inovação em Projetos Turísticos 6
Gestão Estratégica em Turismo 6
Gestão Financeira e Projetos de Investimento em Turismo 6
Marketing e Promoção Turística 6
Rotas e Itinerários Turísticos 6
Semestre 3
Disciplines Hours/Week ECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (3º semestre) 30
Semestre 4
Disciplines Hours/Week ECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (4º semestre) 30
Semestre 1 (ano letivo 2019/2020
Disciplines Hours/Week ECTS
Investigação e Desenvolvimento de Novos Produtos Turisticos 4 6

Esta unidade curricular combina duas abordagens complementares. Por um lado, consiste na realização de um conjunto de palestras com profissionais do setor, empreendedores ou técnicos em organismos públicos que permitem uma compreensão mais detalhada, e a partir de exemplos concretos, do que está a ser desenvolvido em termos de novos produtos turísticos e investigação em turismo no mercado. Por outro, as aulas têm também uma componente ligada à evolução da inovação no turismo em Portugal ao longo do último século, desde a criação do primeiro organismo público português até às mais recentes tendências do setor.

Negociação e Vendas em Mercados Globais 4 6

Esta uc tem como objetivo compreender e conhecer, ao nível da gestão e da organização de equipas, a conceção da oferta comercial, a definição e implementação de técnicas de negociação e venda e a gestão do relacionamento com os diversos stakeholders, nomeadamente acionistas, fornecedores e clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização numa ótica internacional.

Politicas de Inovação e Projeto de Desenvolvimento de Negócios 4 6

Numa indústria fortemente populada por organizações de pequena dimensão, exige-se hoje às empresas de turismo o desenvolvimento de oferta e de modelos de negócio que lhes permitam atuar num mercado altamente competitivo, onde o domínio de fatores como o marketing, a tecnologia, os mercados e os recursos humanos assumem preponderância. A inovação, em todas as suas possíveis dimensões, assume assim um fator vital, obrigando as empresas a um constante olhar sobre as variáveis que lhes podem aportar vantagens competitivas.

Esta unidade curricular leva os alunos á descoberta dos fatores que atualmente condicionam o desenvolvimento da atividade, convidando-os a desenvolver propostas que permitam a introdução de inovação no setor nas suas diferentes vertentes produto, marketing, processo ou organização, através de ideias, consubstanciadas em projetos onde as necessidades e preferências dos consumidores e a sustentabilidade são os pilares de desenvolvimento.

Recursos Humanos, Ética e Sustentabilidade 4 6

As chaves fundamentais da gestão ótima dos recursos humanos são condição necessária para garantir a competitividade do setor turístico, a qualidade do serviço ao cliente e a sua fidelização. Por outro lado os profissionais e os negócios do turismo devem estar de acordo com os princípios do Código Mundial de Ética do mesmo e dos princípios da sustentabilidade. Os alunos aprenderão as principais funções de Gestão de Recursos Humanos em Turismo e irão desenvolver autonomamente, análises de projetos turísticos dentro dos princípios da ética e da sustentabilidade.

Tendências e Mercados Turísticos Emergentes 4 6

No mundo global em que se vive, verifica-se que os destinos sofrem cada vez mais com a concorrência. Igualmente, a economia, a política e a estabilidade social são fatores a ter em conta. Mas, a ultima palavra é sempre a do turista, cada vez mais informado e exigente.

Neste módulo do Mestrado de Turismo e Desenvolvimento de Negócios procura-se refletir, através de estudos de caso, sobre as novas exigências dos turistas que conduzem às mais recentes necessidades do mercado, surgindo assim, as tendências de mercado, muitas influenciadas pela força do marketing. Analisa-se, ainda, os destinos emergentes, aqueles que alcançam condições de se colocarem no mercado turístico, pela sua autenticidade, sustentabilidade e estabilidade económica e social, sempre procurando a reflexão crítica dos formandos.

Semestre 2 - (Ano letivo 2019/2020)
Disciplines Hours/Week ECTS
Modelos Avançados de Gestão 4 6
Qualidade do Serviço 4 6
Técnicas de Marketing Aplicadas aos Negócios em Turismo 4 6
Tecnologias de Informação e Web Business 4 6
Tópicos Avançados em Turismo 4 6
  • Licenciatura

Licenciatura (ou equivalente legal)

Podem candidatar-se licenciados de qualquer área científica e detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Os diplomados com licenciaturas anteriores ao processo de Bolonha, desde que aquelas sejam da mesma área científica, poderão solicitar a creditação da formação adquirida.

 

 

CANDIDATURA

€165 

MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   (Anual)

€ 230 

€ 30 Seguro escolar (anual)

VALOR ANUAL

€ 3.600 (1º Ano)

1º ano  - € 360 - Valor mensal de 10 prestações, outubro a julho

€ 1.350 (2º Ano)

2º ano -  € 135 - Valor mensal de 10 prestações, outubro a julho

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS DE ESTUDO

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

Information request