ISCET
Cedofeita Viva

inner-group

Mercado de Natal

21 de dezembro, 2013

No sábado, 21 de dezembro, comemorámos o Natal em Cedofeita, com diversas atividades orientadas para as crianças. No workshop do Pai Natal os miúdos tiraram fotografias com ele, com a mãe Natal e com simpáticos duendes, escreveram cartas com pedidos especiais, que meteram num marco de correio mágico, e experimentaram jogos tradicionais, animados pelo Vasco Silva e pela equipa Cedofeita Viva. Enquanto isso, o mercado de rua reuniu mais de 150 vendedores de artesanato, petiscos e doces, usados e velharias, animados por música ao vivo. Para as crianças (e graúdos), houve teatro de marionetas, “Bzzzoira Moira” (Filipa Mesquita), e uma sessão de histórias de Natal (Augusta Santos, Vânia Abreu, Vítor Fernandes). A passagem da fanfarra dos Portuenses não deixou ninguém indiferente… A festa seria ainda abrilhantada pelo Coral Mille Voci, dirigido pelo Prof. Diogo, que interpretou temas natalícios.

 

Mercado Oitocentista

30 de novembro, 2013

No passado dia 30 de novembro, realizámos um mercado de rua inspirado na segunda metade do século XIX. Quem passou em Cedofeita e na Rua Miguel Bombarda viu muitas pessoas com trajes de época, a passear, a cantar ou a dançar a valsa.

O mercado reuniu mais de 100 bancas de artesanato urbano, petiscos, castanhas assadas, usados e velharias, mas proporcionou, também o reencontro do Porto com o comércio tradicional de Cedofeita.

O dia foi animado pelo Rancho Folclórico do Porto e pela equipa do Cedofeita Viva, e houve contos para crianças, jogos tradicionais e performances literárias. O programa incluiu também duas rotas pedonais em que foram exploradas histórias e curiosidades sobre edifícios e pessoas de outros tempos…

O Mercado Oitocentista foi organizado pelo Cedofeita Viva, ISCET e ACECE, com o apoio da C.M. do Porto, através da Porto Lazer.

 

Mercado de rua "Arte e Vinho"

21 de setembro, 2013

Foi um sábado em cheio em Cedofeita! Celebrámos o vinho, arte e letras. Cerca de 100 artesãos, e muita gente de copo na mão, a cruzar-se com Bocage, Baudelaire, Pessoa e Florbela Espanca. Com a presença das marcas Burmester, Calém, Cruz, Graham’s e Quinta de Lamelas, foi possível degustar vinho do Porto durante um dia animado. Houve provas de vinho do Porto comentadas por José Silva num espaço envolvido com mobiliário produzido pelos Prosaico. Thomas Bakk divertiu com as suas histórias cantadas e contadas. Manuel Pintão apresentou o seu Dicionário do Vinho do Porto e conversou sobre histórias curiosas. O mercadinho de rua ainda foi surpreendido com a visita de Gilles Lipovetsky!

 

Mercado de rua "Dia Mundial do Rock"

13 de julho, 2013

O mercado de rua Cedofeita Viva celebrou o Dia Mundial do Rock na Rua de Cedofeita e Miguel Bombarda. O evento, organizado pelo Cedofeita Viva – ISCET com o apoio da ACECE e C.M. Porto, contou com mais de 100 expositores e com os músicos que atuaram e animaram a tarde: Emanuel Ribeiro, os Mattéria e Francisco Rua.

 

Mercado de rua com "O Grão"

1 de junho, 2013

Realização de um mercadinho de rua, com mais de 50 bancas que venderam petiscos, bijuteria, roupas usadas e outros artigos. Para participarem, os vendedores doaram a inscrição à associação O Grão, com quem co-organizamos o evento.

O Grão é um projeto de voluntariado internacional, formado por estudantes universitários e jovens profissionais, com inspiração Jesuíta. O seu principal objetivo é realizar Missões em países Africanos de expressão Portuguesa durante os meses de Verão, em cooperação com ONG’s e outras organizações locais.

 

Limpar Cedofeita II

27 de abril, 2013

Pela segunda vez – a primeira foi em junho de 2012 -, Cedofeita Viva organizou uma nova limpeza da rua de Cedofeita. Desta vez a ação começou logo de manhã, e contou com a ajuda da brigada anti-grafito da Câmara Municipal do Porto, do projeto “Por um Porto Mais Limpo”.

 

Ler é... Manuel António Pina

9 de março, 2013

No dia 9 de março, o Bairro dos Livros celebrou a sua 10ª edição com uma homenagem ao escritor e poeta Manuel António Pina.

Cedofeita Viva participou nesta homenagem!

 

Dia Internacional da Mulher

8 de março, 2013

No dia 8 de março, celebrou-se o dia Internacional da Mulher em Cedofeita.

Um evento ACECE com apoio de Cedofeita Viva.

 

Teatro de Marionetas em Cedofeita

22 de Dezembro, 2012

No dia 22 de Dezembro de 2012 realizou-se na rua de Cedofeita, junto à Miguel Bombarda. Mais um evento de Cedofeita Viva, desta vez a peça "Dom Roberto" pelo Teatro de Marionetas do Porto. Este espectáculo permitiu aos miúdos e graúdos que transitavam na rua de Cedofeita momentos de descontracção e diversão. Foi uma manhã cheia de risos e alegria na zona pedonal da rua de Cedofeita.

 

Natal D'Outros Tempos

19 de Dezembro, 2012

No dia 19 de Setembro, festejou-se no ISCET o Natal D'Outros Tempos.

Foi um evento repleto de tradição e de magia que contou com uma venda de natal, coordenada por Fátima Vilela, itinerário Almadino: “Um outro olhar sobre o Porto” coordenada por Luís Ferreira e Lídia Aguiar, Palestra “O Natal no Porto há 150 anos: tradição e progresso” com Jorge Ricardo Pinto, CHIP-ISCET contou também com a atuação do Coral “Mille Voci” mais para o final da tarde realizou-se uma degustação de doces natalícios com receitas tradicionais (rabanadas, sonhos, formigos, bolos de bolina, pão-de-ló, vinho quente).

 

Mialonga de Rua

1 de Dezembro, 2012

No dia 1 de dezembro, Cedofeita Viva juntamente com a ACECE realizou-se um evento animador e dançante: “Milonga de Rua – Zona Pedonal de Cedofeita”. Este acontecimento decorreu das 13h30m às 16h00m e contou com total participação da Escola de Dança Mitango, situada em Vila Nova de Gaia.

Num ambiente descontraído, os apreciadores deste tipo de dança e música puderam apreciar a Milonga Argentina, que herda do Tango a estrutura dos seus passos e figuras.

 

Evento Outonal - Magusto

8,9,10 de Novembro, 2012

Iniciativa ACECE

Nos dias 8, 9 e 10 novembro comemorou-se o Magusto na Rua de Cedofeita!

Oferecemos castanhas aos clientes dos estabelecimentos associados ACECE.

 

Uma Galeria na Rua: "Raizes"

12 de julho, 2012

Esta exposição de fotografia organizada pelo ISCET, foi o primeiro de um conjunto de projetos sobre fotografia que se prolongará nos próximos tempos.

Esta iniciativa do ISCET, expõe em vinis de grande dimensão nas montras de comerciantes aderentes um trabalho da fotografa Filipa Loureiro (ESMAE) sobre produtos e os meios em que se encontram. Foi uma verdadeira galeria de rua , original.

 

Cedofeita - “Um Palco Liberal"

7 de Julho, 2012

Na celebração dos 180 anos (9 de Julho de 1832) da entrada do Exército Libertador, comandado por D. Pedro, pela rua de Cedofeita, o CHIP propõe uma visita guiada pela referida artéria, a 7 de Julho de 2012.

O evento consistiu num percurso a pé pela rua de Cedofeita, com paragem junto a edifícios classificados, de inegável valor patrimonial ou que poderão estar relacionados com o "Cerco do Porto" e o liberalismo na Invicta.

A visita foi guiada por uma equipa do CHIP (Eva Albite, Flávio Rodrigues, Ana Rita Navega, Cláudia Oliveira, Daniela Rodrigues e Maria João Leite), coordenada por Jorge Ricardo Pinto.

A visita contou também com uma intervenção do Prof. Dr. Eugénio dos Santos, Professor Jubilado da Universidade do Porto, a propósito da vida de D. Pedro IV, junto do edifício que este terá habitado durante o "Cerco do Porto".

O evento começou na área pedonal, junto à Praça Carlos Alberto, animado pelo Rancho Folclórico do Porto. Este grupo atuou no início, pelas 15:30, com cancioneiro da época, e no final com uma atuação no edifício do ISCET, após o percurso.

Ainda antes, o itinerário teve o seu epílogo com a visita à exposição "285 da rua de Cedofeita".

 

Limpar Cedofeita

16 de junho, 2012

LIMPAR CEDOFEITA teve como objetivo a sensibilização das comunidades e instituições públicas e privadas para a problemática da sujidade da Freguesia de Cedofeita, com especial destaque para a Rua de Cedofeita.

Tratou-se de uma intervenção direta na própria rua com a produção de um evento que se realizou no passado dia 16 de junho pelas 15h30. A limpeza incidiu na sujidade do chão, bem como das fachadas dos edifícios.

A ação LIMPAR CEDOFEITA, contou com mais de 70 pessoas envolvendo alunos, comerciantes, Câmara Municipal do Porto, transeuntes e a comunidade em geral.