ISCET
Observatório do Turismo e Hotelaria

inner-group

 

Turismo contemporâneo: problemáticas e tendências | Adalberto Dias de Carvalho

Edições Afrontamento, 2019

 

O que procuramos e o que nos é oferecido – em termos de realização do humano - quando hesitamos, escolhemos ou viajamos como turistas? Será a sedução da utopia enquanto expressão e sede de uma alternativa ou, pelo contrário, a sua negação enquanto alteridade radical? A este propósito, haverá aqui diferenças significativas entre o turista que busca o insólito longínquo e aquele que pretende tão-somente o descanso e o prazer numa estância da moda? Haverá diferenças também entre o turista que, aspirando ao convívio, quer fugir da solidão e aquele que, querendo escapar à proximidade quotidiana das pessoas, procura aquela? Ou será que, mesmo constatando-se divergências de critérios e projetos, há invariantes antropológicas? Haverá sempre uma sedução pelo que é diferente, tanto quando dele nos aproximamos para o tocar como quando dele fugimos com medo de por ele sermos tocados? Como se aplicam todas estas questões à relação do turista com o destino turístico?

 

 

O 285 da Rua de Cedofeita | Jorge Ricardo Pinto (coord.)

Edições Afrontamento, 2014

 

Este livro desvenda, num longo percurso com mais de século e meio, a cidade do Porto vista a partir de um edifício da rua de Cedofeita. Entre a decisão da sua construção, por um rico negociante em vinhos de meados de XIX, e o actual ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, o edifício foi residência de um deputado e presidente da Câmara do Porto e um dinâmico centro artístico no início do século XX, entre tantos outros usos e ocupantes célebres e discretos. Muitas foram as pessoas, as ideias e as decisões tomadas entre aquelas paredes, que marcaram indelevelmente o rumo da arte, da política e dos destinos da cidade nos solavancos do tempo. Abra o livro e a porta, percorra os corredores e as ruas do Porto, a partir do 285 da rua de Cedofeita.

 

 

 

Turismo, Património e Inovação | Cristiana Oliveira, Jorge Ricardo Pinto e Luís Ferreira (org.)

Edições Afrontamento, 2012

 

Este livro agrupa algumas das conferências e comunicações apresentadas no decurso do Congresso Internacional de Turismo, organizado pelo ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, de 21 a 23 de Junho de 2010, na cidade do Porto. Para além da relevância científica intrínseca de cada um dos textos, o leitor dispõe assim de um conjunto diversificado de perspectivas sobre os pressupostos, enquadramentos e tendências contemporâneas da actividade turística. Como é sabido, entram aqui em jogo não apenas as abordagens de ordem económica mas, de igual modo, estudos de cariz nomeadamente sociológico e antropológico que privilegiam as dimensões culturais deste fenómeno.

 

 

 

O Porto Oriental no final do século XIX: um retrato urbano | Jorge Ricardo Pinto

Edições Afrontamento, 2007

 

Através do estudo da morfologia urbana, da evolução demográfica e residencial e das transformações funcionais do espaço a oriente do Centro Histórico do Porto, procura-se, neste livro, clarificar a origem da clivagem acentuada entre esta área deprimida e os valorizados espaços atlânticos da cidade.