
CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento
CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento
A reconversão e a criação de novos hotéis em Portugal precisam de ti.
O CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento do ISCET oferece-te a formação de que necessitas!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
- Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
- O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
- O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
- A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Apresentação do curso
No que respeita à relevância e perfil dos profissionais da indústria hoteleira, transcreve-se a seguinte passagem do relatório final do estudo “Melhores Competências! Melhor Turismo!” da Confederação do Turismo Português: "(…) refira-se que os resultados do processo de inquirição permitem concluir que 44% das empresas respondentes ao inquérito afirmam que têm dificuldade em encontrar profissionais deste grupo de empregos com perfil adequado às necessidades da empresa".
Coordenador: Doutora Marta Cunha
Registo DGES: R/Cr 325/2015 de 29-07-2015
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12801/2016, de 20/10, D.R. nº 202, 2ª Série, alterado pelo Aviso n.º 12999/2019, de 14/08
Horário Diurno
Competências profissionais
- Supervisionar, coordenar, organizar e controlar as secções do departamento de alojamento hoteleiro - front-office, andares e lavandaria e ou rouparia, assegurando a qualidade e a eficácia dos serviços disponibilizados
- Gerir os resultados financeiros do departamento de alojamento e definir preços de custo e preços de venda
- Coordenar a definição e a implementação de estratégias de comunicação que assegurem uma eficaz negociação com clientes, fornecedores e equipas de trabalho
- Definir e implementar a política comercial do departamento de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a sua orientação para o cliente, através do incremento de estratégias de marketing, da implementação de instrumentos informáticos de gestão e da avaliação e análise de resultados
- Gerir a carteira de clientes e a negociação com fornecedores
- Coordenar os diversos aspetos inerentes à definição e ao funcionamento do circuito de mercadorias, com relevância para as correspondentes normas de receção, armazenamento e requisição
- Gerir pessoas e equipas no âmbito das operações hoteleiras, aplicando as técnicas de gestão mais adequadas
Plano de Estudos
Contabilidade Hoteleira
Constituem objetivos desta unidade curricular os seguintes: proporcionar o conhecimento no âmbito da contabilidade geral, compreender os princípios contabilísticos em vigor no Sistema de Normalização Contabilística, efetuar lançamentos contabilísticos de acordo com o Código de Contas do SNC, elaborar as principais demonstrações financeiras do SNC, analisar e interpretar os principais indicadores económicos resultantes das demonstrações financeiras, dar a conhecer o "Uniform Systems od Accounts for the LodgingIndustry". Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: interpretação dos documentos de suporte à contabilidade e sua classificação de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística, elaboração das principais demonstrações financeiras do sistema e capacidade de análise e interpretação dos principais indicadores económicos. |
4 | 6 |
Ética Prática na Atividade Turística
Objetivos: estabelecer a relação entre turismo e ética, apreender o entendimento dos turistas acerca desta relação, compreender que a ética no turismo é percebida nas relações com o meio ambiente, na hospitalidade, na honestidade das empresas, na liberdade para as viagens, no respeito pelas culturas visitadas, no convívio humano, compreender a relação entre ética e sustentabilidade, saber aplicar a ética nos procedimentos de protocolo, comunicação e atenção ao cliente. |
2 | 3 |
Francês
Os conteúdos comunicativos, linguísticos e socioculturais pretendem capacitar o estudante para poder comunicar em francês com os turistas. Deverá nomeadamente iniciar ou dar seguimento a uma conversa em francês durante as diversas interações com os visitantes, dar conselhos sobre lugares de interesse a visitar, descrevendo-os sumariamente e, eventualmente, respondendo a uma reclamação. Por outro lado, deverá demonstrar alguns conhecimentos relativos à cultura portuguesa usando a língua francesa. Para o efeito deverá o estudante adquirir competências que lhe permitam compreender expressões e vocabulário da vida quotidiana e relativos ao turismo em geral, à gestão hoteleira, ao alojamento, etc, ler textos e falar corretamente, comunicar em situações do dia-a-dia, exprimir um ponto de vista pessoal, dar indicações, aconselhar e fornecer informações úteis, escrever mensagens, e-mails curtos e simples sobre assuntos de necessidade imediata, conhecer algumas características geográficas culturais de países francófonos. |
3 | 3 |
Inglês
A língua inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo e do comércio. Na unidade curricular de Inglês são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial, bem como o inglês como língua de comunicação universal. |
4 | 6 |
Marketing Hoteleiro
Com a frequência desta unidade curricular os estudantes obtêm as bases de marketing que se revelam essenciais para que consigam perceber os seus impactos no mercado turístico, aplicando ferramentas aos diferentes processos nas situações de índole hoteleira, sendo dado especial destaque ao papel desempenhado pela promoção comercial no marketing mix. Perspetiva-se a análise dos mercados turísticos com vista à identificação de estratégias para a sua segmentação, pelo que as questões aplicadas a estudos de caso de marketing e hotelaria são importantes para o desenvolvimento da análise crítica. |
3 | 6 |
Português e Técnicas de Comunicação
Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente técnicas de comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em língua portuguesa. Na unidade curricular a de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET, são abordados temas como: a comunicação oral em interação e a comunicação escrita; os elementos linguísticos da comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial. |
2 | 3 |
Alojamento
A receção é o aspeto principal de qualquer região que deseje apostar no turismo e que veja nesta atividade o meio sustentável para o desenvolvimento económico do país. Saber receber e saber acolher são qualidades que devem começar ao nível operacional onde se realiza o contacto direto entre o recetor e o visitante. Os primeiros contactos de um cliente são sempre invariavelmente no departamento de alojamento, seja através de telefone, portaria ou receção. São objetivos desta unidade curricular: distinguir os diferentes tipos de unidades hoteleiras, identificar os diferentes tipos de clientes, compreender o ciclo do cliente, definir o papel do departamento de alojamento, os seus produtos e serviços, desenhar a estrutura organizacional do departamento de front office e respetivos serviços, identificar operações de receção, operações com demais departamentos, sistemas de gestão e os principais registos estatísticos a nível interno. |
3 | 3 |
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
2 | 3 |
Gestão de Comidas e Bebidas
A unidade curricular de Gestão de Comidas e Bebidas visa contribuir para a formação dos estudantes ao nível das atividades ligadas ao setor dos alimentos e bebidas que se poderão desenrolar num hotel, numa unidade de restauração coletiva, como também num negócio próprio relacionado com a área. São analisadas diferentes formas de venda na restauração, demonstrando e compreendendo as caraterísticas dos produtos, dos métodos de confeção, etc. bem como os diferentes segmentos da procura a que se destinam, a par da tematização do próprio espaço. A coerência de todos estes parâmetros é fundamental mesmo antes de se iniciar qualquer projeto neste setor. São transmitidos aos estudantes aspetos, regras e cálculos fundamentais para a criação de equipas de trabalho, para o controlo de custos e de receitas de forma a minimizar os primeiros e otimizar os segundos e ainda indicadores de gestão de alimentos e bebidas que permitirão a interpretação dos resultados obtidos. Nesse sentido, os estudantes são orientados na aprendizagem de tabelas de capitações, de forma a calcular as capitações corretas para os diferentes tipos de clientes/serviços. No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de organizar, planificar, coordenar, controlar e analisar a gestão de um departamento de restauração. |
3 | 6 |
Gestão de Contas de Clientes
Esta unidade curricular tem como objetivos: analisar e definir políticas de preços e produtos, implementar um sistema de gestão do equipamento de forma a assegurar o serviço de Front office, atendimento ao cliente e comunicação interdepartamental, definir os procedimentos de gravação de controlo de vendas, controlo de caixa e outras verificações de diárias ou periódicas, controlar diferentes sistemas de contabilidade e de gestão de contas de clientes utilizados na unidade hoteleira, controlar a faturação tendo em consideração as transferências de contas de hóspedes Ledger para a contabilidade City Ledger, definir as políticas de gestão do alojamento, tendo por base a análise dos relatórios e das estatísticas relacionadas com a estadia dos hóspedes. |
3 | 6 |
Gestão de Negócio I
São objetivos desta unidade curricular: identificar as caraterísticas e os conceitos básicos da gestão da receita (revenue management), dominar os conceitos de RevPAR e RevPASH e o seu impacto no yield management, reconhecer a importância da valorização do relacionamento com os clientes, do valor do preço como um estimulador da procura e da reação à dinâmica do mercado, distinguir a relação entre o preço e o valor, compreender os segmentos de mercado apropriados e os padrões de procura, dominar os princípios das diferentes abordagens negociais. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: desenvolvimento de competências ao nível dos conceitos básicos da gestão da receita, da análise à dinâmica de mercado de forma a contribuir para a avaliação e elaboração de soluções técnicas e práticas para os diferentes problemas que se apresentam aos profissionais desta área. |
3 | 6 |
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é atualmente, e cada vez mais, uma área estratégica da gestão das organizações através da qual habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas são definidas com o objetivo de potenciar os comportamentos internos e o capital humano em prol da performance global. Na unidade curricular de Gestão de Pessoas é abordada a importância estratégica atual da gestão das pessoas e seus modelos, as diversas políticas de recursos humanos (recrutamento e seleção, remuneração, formação, avaliação de desempenho), as questões relacionadas com o comportamento individual e de equipa, alguns princípios e ferramentas inovadoras, como a aplicação do coaching e a definição dos perfis profissionais. |
3 | 6 |
Organização de Eventos
O mercado dos eventos constitui uma forte aposta como fator de desenvolvimento turístico, nomeadamente do setor do alojamento hoteleiro. Os estudantes deste curso adquirirão competências no que diz respeito à organização, promoção, captação e supervisão dos eventos no âmbito do mercado turístico. |
2 | 3 |
Economia Aplicada ao Turismo
Esta unidade curricular de Economia Aplicada ao Turismo pretende transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica dos estudantes num contexto de atividade turística. São objetivos: permitir o contacto com os princípios e os métodos inerentes à ciência económica, compreender a problemática da economia do turismo, adquirir conhecimentos no sentido de aplicar conceitos de microeconomia e macroeconomia ao turismo, desenvolver competências para identificar e avaliar em termos económicos as componentes do turismo (procura, oferta e produtos turísticos), compreender os impactos económicos do turismo. |
2 | 3 |
Espanhol Aplicado à Hotelaria
Cada vez mais nota-se um aumento de visitantes espanhóis nas cidades e vilas portuguesas, assim como a implantação de empresas espanholas ligadas às áreas profissionais do turismo. A unidade curricular de Espanhol Aplicado à Hotelaria garante ao estudante a aprendizagem da terceira língua estrangeira mais falada no mundo, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de vocabulário técnico assegurando capacidades linguísticas aos estudantes que lhes permitam desenvolver futuras atividades profissionais na área do turismo. |
3 | 3 |
Gestão de Negócio II
No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a aplicar os conhecimentos entretanto proporcionados nas aulas de caráter teórico-prático. Os métodos interativos serão privilegiados, nomeadamente através da implementação de técnicas de brainstorming, do método demonstrativo e do método de análise de casos, apelando à participação ativa dos estudantes. Na apresentação dos conceitos de natureza teórica optar-se-á pelo método expositivo, sempre que possível acompanhado por técnicas audiovisuais facilitadoras da apreensão e compreensão de conhecimentos. Para consolidação dos conhecimentos adquiridos serão realizados exercícios práticos sobre a matéria lecionada, de forma individual e/ou em grupo. São objetivos e metodologia desta unidade curricular: gerir receitas, tendo em consideração os fatores críticos de sucesso, utilizando, sempre que possível o modelo de gestão de receitas adequado, definir métodos de otimização de receitas, através de estudos prospetivos de análise de gestão, aplicar métodos de otimização de receitas, recorrendo a técnicas de vendas, formação e avaliação de desempenho, integrar os conceitos e técnicas adquiridas através da análise de case studies. |
3 | 3 |
Gestão e Controlo de Custos
O desenvolvimento da unidade curricular assenta, na sua maioria, no desenvolvimento dum trabalho prático aplicando os conceitos e técnicas adquiridos. Constituem principais objetivos: identificar e reconhecer os distintos tipos de custos dentro do desenvolvimento duma unidade de alojamento turístico (custos, gastos e perdas), identificar todos os custos operacionais na operação diária dum hotel, interpretar uma conta de exploração duma unidade hoteleira, reconhecer e interpretar os conceitos de margem de produto, margem de departamento, margem operacional e EBITDA como indicadores fundamentais, ao nível global e ao nível de cada departamento duma unidade hoteleira, para acompanhamento da exploração da empresa. |
3 | 3 |
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
São objetivos desta unidade curricular: conhecer o alcance da afirmação: "a realização pessoal e profissional encontra na qualidade de vida do trabalho, particularmente a que é favorecida pelas condições de segurança, higiene e saúde, uma matriz fundamental para o seu desenvolvimento", entender a saúde ocupacional como uma área de caráter pluridisciplinar, compreender que a eficiência de um sistema de prevenção de riscos profissionais pressupõe uma cooperação integrada, dinâmica e sustentada de vários profissionais nomeadamente do setor dos recursos humanos a quem cabem tarefas de caráter organizacional, conhecer os conceitos e técnicas para a prevenção dos riscos profissionais a nível do setor do alojamento e da restauração. |
2 | 3 |
Operações de Lavandaria e Rouparia
Objetivo da unidade curricular: dotar os estudantes de competências essenciais ao bom funcionamento da secção de lavandaria e rouparia de uma unidade hoteleira. Competências a adquirir: planeamento e controlo das operações de lavandaria e rouparia, exercício das funções do pessoal afeto a lavandaria e rouparia bem como das funções da secção de lavandaria no âmbito do serviço de andares, capacidade de comunicação da secção de lavandaria/rouparia com os outros setores do hotel, identificação e cálculo das quantidades dos diferentes tipos de roupa para uma unidade hoteleira, análise das vantagens e desvantagens de ter uma lavandaria interna, concessionada ou de outsourcing com vista a uma tomada de decisão de gestão adequada à unidade hoteleira. |
3 | 6 |
Operações de Receção e Andares
Objetivos da unidade curricular e competências a adquirir: identificar o papel e reconhecer a importância do serviço de andares na operação hoteleira, compreender e praticar relações internas e externas em benefício da qualidade de serviço ao cliente, definir as responsabilidades e funções dos diversos atores no serviço de andares, planificar o serviço de andares e respetivo pessoal afeto, de forma a garantir a máxima rentabilização do serviço, definir o mobiliário apropriado para cada área específica da unidade hoteleira, identificar e calcular as quantidades dos diferentes tipos de roupa e de produtos de limpeza de acordo com as necessidades do serviço de andares, controlar as existências em stock e determinar as respetivas necessidades de aprovisionamento, definir as diferentes comodidades disponibilizadas pelo serviço, tendo em conta a categoria e tipo de unidade hoteleira, definir as amenities oferecidas pelo serviço, tendo em conta a estratégia de marketing, definir as normas de comunicação de avarias, controlar a qualidade de serviço através de procedimentos de controlo e vistoria, analisar os resultados financeiros do departamento, tendo em conta os ganhos e perdas e aplicar os processos de melhoria, analisar as vantagens e desvantagens da afetação do serviço de limpeza ao seu departamento de alojamento, a uma empresa concessionada. |
3 | 6 |
Tendências de Hotelaria
Considerando o contexto do atual mercado de trabalho esta unidade curricular tem como objetivo contribuir para a formação técnica e científica dos estudantes. Ao concluir esta unidade curricular os estudantes serão capazes de: identificar a evolução das tendências do consumo turístico no contexto do setor hoteleiro, analisar a evolução dos produtos turísticos estratégicos nacionais, relacionar o papel do setor hoteleiro na nova economia circular. Aptidões e competências: identificação das tendências e principais produtos hoteleiros, caraterização dos produtos turísticos estratégicos nacionais, planeamento de experiências com base nas tendências do consumo e nos produtos estratégicos nacionais, consciência da importância da sustentabilidade do turismo. |
2 | 3 |
Estágio
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: promover e consolidar a capacidade de organização dos objetivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a atingir, garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas, grupos, assegurar o efetivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da gestão hoteleira, assegurando o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho. |
810 | 30 |
Locais de Estágio
AC Porto Hotel
HF Fénix Porto
HF Hotel Tuela
HF Ipanema Park
HF Ipanema Porto
Holiday Inn Porto Gaia
Hotel Vila Galé Porto
Intercontinental Porto Palácio das Cardosas
Sheraton Porto Hotel & Spa
Bolsas de Estudo e Financiamento
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.
PORTUGAL 2020
Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
Emolumentos/Propinas
Geral: 80 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 120 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato de matrícula)
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Condições de acesso
- + 23 anos
- 12º ano
- Titulares de diploma de especialização tecnológica
- Titulares de grau de ensino superior
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente numa das seguintes áreas: Português, Economia ou Geografia.
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Prazos de candidatura
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro