CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional

As empresas necessitam atualmente de técnicos qualificados capazes de otimizar a relação com o público e promover a imagem das instituições. 

O CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional oferece-te a formação de que precisas!

Quando te decides por um CTeSP, adquires:

  • Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
  • O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
  • O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
  • A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Duração 4 semestres / 2 anos

Apresentação do Curso

Este curso procura responder à necessidade crescente de preparação de técnicos qualificados com um perfil profissional que contribua para o adequado apoio em assessoria e comunicação, interagindo com responsáveis de organizações e públicos de contextos diversificados, conforme se trata de comunicação interna ou externa. Numa altura em que nomeadamente as empresas portuguesas enfrentam os desafios da concorrência internacional e a necessidade da sua consolidação e projeção nos mercados nacionais e da exportação, é decisivo que as mesmas disponham de colaboradores aptos para, no conhecimento destas realidades, tirarem o devido partido das modernas técnicas e estratégias de comunicação. A comunicação empresarial otimiza nomeadamente o clima organizacional, melhora a imagem das instituições, evita a emergência e difusão de ruídos e aprofunda o sentimento de pertença dos colaboradores.

 

 

Número de registo na DGES - 6/2018
Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5481/2018 (2.ª série) de 04-06-2018
Área CNAEF: 345 - Gestão e administração
Horário Diurno
 

Competências profissionais

  • Avaliar e conceber ferramentas adequadas às necessidades de cada organização, nomeadamente a gestão documental, a planificação de tarefas, a preparação de modelos de correspondência, a elaboração de estratégicas de melhoria dos serviços prestados
  • Diagnosticar todas as tarefas administrativas que devem ser melhoradas e ou alteradas, concebendo e propondo medidas corretivas
  • Desenvolver, controlar e monitorizar tarefas de apoio à gestão de empresas adequadas a cada realidade organizacional, privilegiando sempre posturas de inovação, através do recurso a ferramentas como sejam: a definição, a implementação e a avaliação de objetivos, o “balance scorecard”, o controlo de fluxos de informação, o “follow up”, o “planning”, entre outras
  • Implementar e monitorizar planos de comunicação interna e externa
  • Apresentar soluções de gestão documental eficientes, adequando-as às necessidades da organização
  • Implementar estratégias de comunicação, delineando as técnicas mais adequadas a cada mercado e ou público-alvo, quer ao nível oral, quer ao nível escrito
  • Gerir eventos (desde a sua conceção à sua avaliação), no respeito pelas regras e normas protocolares
  • Desenvolver e monitorizar planos estratégicos de gestão e de marketing
  • Planear e delinear ferramentas e técnicas de comunicação e de negociação (integrativa, colaborativa, entre outras) mais adequadas à gestão das relações interpessoais e profissionais, a nível interno e externo

Plano de Estudos

1º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Introdução à Gestão

Com esta unidade curricular os estudantes obterão os conhecimentos necessários sobre relações interpessoais e de gestão de grupos bem como sobre análise financeira e contabilística. São objetivos e competências a adquirir: compreender a atividade do gestor, o âmbito e a organização da gestão empresarial, adquirir noções básicas de gestão, dominar as principais técnicas e instrumentos de avaliação de investimentos com o fim de dar suporte à tomada de decisão, implementar ferramentas de gestão, incluindo a análise financeira e contabilística.

4 7
Introdução ao Direito

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a aquisição de conceitos fundamentais do Direito. São objetivos da unidade curricular: adquirir conhecimentos fundamentais acerca da assessoria na área jurídica, empresarial e protocolar, favorecer o conhecimento geral do ordenamento jurídico português e dos diferentes ramos do Direito, com ênfase no direito privado e permitir a aquisição de conhecimentos técnico-jurídicos.

4 7
Português e Técnicas de Comunicação

Esta unidade curricular visa otimizar as competências comunicacionais linguísticas para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais utilizando técnicas linguísticas com vista a um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral/escrita. No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de: identificar, conceber e monitorizar técnicas de comunicação e de negociação empresarial, monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional, posicionar e ajustar a estratégia de comunicação a cada organização e/ou conjuntura e/ou setor e/ou região bem como produzir textos de diferentes tipologias.

4 6
Técnicas de Negociação Internacional e Vendas

Esta unidade curricular proporciona a aquisição de conhecimentos fundamentais e especializados da gestão da comunicação, das práticas e das técnicas de comunicação plurilingue bem como de técnicas de vendas e de negociação. São objetivos fundamentais: identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores, caraterizar as principais estratégias e táticas de negociação, preparar e conduzir uma negociação, preparar e gerir uma equipa com funções comerciais, aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes fatores culturais que influenciam um processo negocial em contexto inter e multicultural.

4.5 4
Tecnologias de Informação e Comunicação

Esta unidade curricular tem como objetivos: compreender as tecnologias de informação e comunicação como meio fundamental para um melhor desempenho profissional, dominar as ferramentas de burótica mais aplicáveis na produção de documentos empresariais, utilizar os motores de busca de forma a tirar melhor partido dos mesmos, dominar os instrumentos que permitem criar e manter uma presença na internet de forma a que se maximize o potencial de pesquisa nos motores de busca e, finalmente, conhecer e utilizar as redes sociais de índole profissional em prol de uma gestão mais efetiva dos canais digitais para partilha de relações e conhecimento.

4 6
2º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Contabilidade Geral Aplicada

São objetivos desta unidade curricular: dotar os estudantes de conhecimentos no âmbito da contabilidade financeira, nomeadamente na realização de lançamentos contabilísticos, elaborar as principais demonstrações financeiras, conhecer o conteúdo das diversas contas do Sistema de Normalização contabilística bem como dos princípios contabilísticos.

4 6
Espanhol Técnico I

Nesta unidade curricular os estudantes obterão conhecimentos fundamentais para a prática de apoio e/ou assessoria administrativa bem como para as práticas e as técnicas de comunicação plurilingue. São objetivos desta unidade curricular: consolidar o nível de aprendizagem A-1 e A-2, adquirir competências comunicativas, utilizar vocabulário sobre rentabilidade, organizar pensamentos, analisar e efetuar avaliações críticas, identificar orçamentos, definir e generalizar termos, desenvolver capacidades linguísticas próprias da área deste CTeSP.

3.5 5
Inglês Técnico I

Esta unidade curricular visa proporcionar os elementos necessários que permitam a adequada utilização da língua inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área empresarial, em particular no domínio da assessoria. São objetivos: favorecer a aquisição de terminologia específica e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da língua inglesa.

4 6
Marketing e Gestão Estratégica

Esta unidade curricular permitirá que os estudantes adquiram conhecimentos fundamentais de gestão da comunicação, do marketing estratégico bem como conhecimentos especializados em técnicas de comunicação, de vendas e de negociação para a elaboração de planos estratégicos de comunicação. São objetivos principais: compreender a componente operacional da gestão de marketing, entender o modelo e as variáveis do marketing­mix, articular e integrar as dimensões estratégica e operacional do marketing, conceber planos, através de métodos e de técnicas de pesquisa de mercado e de negociação, identificar e monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas, tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional.

4 6
Protocolo e Organização de Eventos

Esta unidade curricular tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar as regras de cortesia e etiqueta para promover a imagem e o eficiente atendimento empresarial, dar a conhecer e praticar os referenciais sociais que enformam a valorização das relações pessoais e profissionais, analisar o mercado atual de eventos e a sua presumível evolução, identificar as fases de organização de eventos, identificar os recursos, meios e equipamentos necessários à organização dos eventos, identificar e aplicar técnicas de promoção e divulgação dos eventos.

2 3
Psicossociologia das Organizações

Esta unidade curricular visa contribuir para a aquisição de competências na área do comportamento organizacional, salientar a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional: transmitir conceitos operatórios para a análise do comportamento organizacional, estimular a compreensão dos processos organizacionais, sublinhar a importância do protagonismo dos atores e agentes sociais para o desenho de estratégias e para a sua contribuição decisiva com vista à flexibilização das fronteiras organizacionais.

4.5 4
3º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Arquivo e Documentação

São objetivos e competências a adquirir:  dotar os estudantes de conhecimentos importantes para a organização e arquivo da documentação inerente à atividade profissional, contribuir para a aquisição de competências técnicas com vista à ordenação, classificação, seleção e consulta de documentos, adquirir competências para gerir a informação de forma sistémica e organizada, efetuar uma abordagem e um tratamento integrados dos arquivos desde a criação até ao destino final dos documentos, qualquer que seja o seu suporte, utilizar sistemas de gestão eletrónica de documentos.

3 6
Direito da Empresa e Legislação Laboral

São objetivos e competências a adquirir: interpretar a legislação laboral em particular o Código do Trabalho e legislação avulsa, adquirir conhecimentos sobre o contrato de trabalho, formação, conteúdo e respetiva cessação, interpretar o Código Comercial, o Código das Sociedades Comerciais, o Código do Registo Comercial, entre outros diplomas, adquirir conhecimentos sobre os atos de comércio, em especial sobre as sociedades comerciais, sobre negócios jurídicos relativos ao estabelecimento comercial e a contratos de distribuição comercial, aplicar os normativos legais numa perspetiva eminentemente prática.

4 6
Elementos de Finanças Empresariais

Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: analisar e relacionar os conceitos fundamentais inerentes à fiscalidade, analisar, interpretar e relacionar os conceitos e regras do IVA e do IRC, conhecer, analisar, e interpretar a aplicação de benefícios fiscais, conhecer e analisar os conceitos ligados ao regime geral das infrações tributárias, compreender o regime de preços de transferência, identificar, descrever e interpretar as principais massas patrimoniais, elaborar, descrever e interpretar as diferentes demonstrações financeiras, elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa, proporcionar conhecimentos sobre a atividade bancária.

2 3
Espanhol Técnico II

São objetivos e competências a adquirir com esta unidade curricular: promover a eficácia nas intervenções dos atores sociais, nomeadamente através da mobilização e expressão do autoconhecimento e da autogestão; promover igualmente a gestão do tempo e a sensibilidade para o relacionamento com a diversidade cultural; ter capacidade de comunicação oral e escrita; ouvir, negociar e influenciar os outros; desenvolver capacidades linguísticas que permitam a consciencialização da importância da cultura no ambiente de trabalho e particularmente nas áreas profissionais correspondentes ao CTeSP.

3.5 5
Inglês Técnico II

Objetivos e competências a adquirir: compreender a importância e o papel da língua inglesa no âmbito da diversidade cultural do mundo contemporâneo, prosseguir o desenvolvimento das competências linguísticas já adquiridas com vista a um melhor desempenho profissional com impacto no contexto empresarial em que cada venha a desempenhar as suas funções.

4.5 4
Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: conhecer os fundamentos e processos de gestão de recursos humanos, posicionar a função recursos humanos na organização, dominar as áreas de intervenção próprias de um profissional de recursos humanos, aplicar as ferramentas de gestão de recursos humanos.

3 6
4º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Estágio

A unidade curricular de Estágio tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar competências específicas adquiridas no decurso da formação académica e prática, aprofundar competências de expressão oral e escrita, utilizar em situação as tecnologias da informação e da comunicação, desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e autónomo, desenvolver a comunicação interpessoal, aprofundar e utilizar contextualizada e pragmaticamente o sentido crítico na apreciação  das atividades produtivas e de relação interpessoal em contexto de trabalho.

750 30

Locais de Estágio

Action Portugal Marketing Telefónico e Redes Vendas S.A.

Adriano Gomes Pinhal, Lda

AEP- Associação Empresarial de Portugal

ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários

Auto Sueco, Lda

D.K.T. – Representações, Lda

Douro Azul – Sociedade Marítimo Turística S.A.

Fábrica de Tintas 2000, S.A.

Hotel Holiday Inn Porto Gaia

Makeforever- Investimentos Imobiliários, S.A.

NESSEL, Agentes Aduaneiros, Lda

Pinto & Cruz Gestão, Unipessoal, Lda

Poster Digital, Lda

Quinta and Vineyard Bottlers Vinhos, S.A.

Rangel Invest

SAMSYS – Consultoria e Soluções Informáticas, Lda

Tirgal Transitários de Portugal, Lda

WLP Transitários, Lda

Bolsas de Estudo e Financiamento

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS DE ESTUDO

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.

Emolumentos/Propinas

CANDIDATURAS
Geral: 105 €  
Estudantes internacionais*: 250 €* Conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.

MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 140 €
Seguro escolar: 40 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 55 €

PROPINAS GERAL
Propina mensal: 213 € x 11 prestações
Propina anual: 2343 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 12.5 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.

PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS 
Propina mensal
: 230 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato de matrícula)
Propina anual: 2530 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2% desconto**)
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.

Condições de acesso

Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

​Certificado de Habilitações

Curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente em área relevante comprovada com a aprovação numa das seguintes disciplinas:
Economia ou Matemática ou Gestão.
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de diploma de especialização tecnológica;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de grau de ensino superior;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Prazos de candidatura

CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais: Candidatos titulares do 12ºano de escolaridade, curso profissional nível 4, CET, M/23 anos, ensino superior)
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 12 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 29 de setembro  a 17 de outubro

::  Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
 
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 30 de abril. Entrevista e prova: até 16 de maio. Afixação dos resultados: até 23 de maio
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 17 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 15 de julho. Entrevista e prova: até 22 de julho. Afixação dos resultados: até 29 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 16 de setembro
 
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 3 de fevereiro a 28 de março. Provas (quando aplicável): 15 de abril. Afixação dos resultados: até 22 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 16 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 27 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 17 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 25 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 15 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 17 de julho. Afixação dos resultados: até 21 de julho