Licenciatura em Marketing e Publicidade
Licenciatura em Marketing e Publicidade
A concorrência nacional e internacional, o surgimento e reconversão dos mercados, a maior e mais qualificada exigência dos consumidores e as complexas responsabilidades das organizações implicam uma atividade de marketing particularmente dinâmica e inovadora.
A licenciatura em Marketing e Publicidade do ISCET é a única que concilia as formações em gestão e comunicação publicitária, ficando assim os seus diplomados especialmente habilitados para responderem às atuais necessidades das empresas e outras organizações.
Descobre mais sobre os recursos da Licenciatura em Marketing e Publicidade do ISCET:
- A licenciatura em Marketing e Publicidade proporciona a integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
- Confere conhecimentos e competências especializados de gestão de marketing e do setor da publicidade, preparando os diplomados para trabalhar em agências, na indústria e serviços. Aposta-se, assim, não apenas no conhecimento e compreensão de marketing, negócios e dados, mas também em outros aspetos importantes como a ética e a sustentabilidade.
- Combina diversos métodos de ensino, incluindo software e workshops práticos, palestras e seminários presenciais e online, tutoriais online e trabalhos em grupo. O estudante é estimulado por meio da aprendizagem experiencial e de projetos de negócios, visitas de estudo, práticas de negociação e envolvimento com tecnologia de marketing e publicidade.
- O recurso a software especializado ocorre ao longo de todo o curso, incluindo Office, Adobe, SPSS, Leximancer, entre outros, e simuladores computacionais de marketing (Cesim). A análise de produtos e mercados é suportada pelo acesso e processamento de bases de dados nacionais e internacionais, incluindo a European Social Survey, Google e UNdata.
- É privilegiado o método de casos de estudo, quer casos reais de entidades parceiras, quer da Harvard Business School. O conhecimento é, ainda, desenvolvido por meio do envolvimento com a comunidade de investigação do ISCET e dos seus parceiros.
- A avaliação, incluindo a produção de elementos digitais, projetos, portfólios, pitches e artigos, a par de ensaios, relatórios e exames mais tradicionais, visa sobretudo a aquisição de capacidades académicas e a empregabilidade.
- Sendo os profissionais de marketing hoje confrontados com expectativas conflituantes - por exemplo, produção artesanal / produção em massa, exclusividade / acessibilidade, proximidade / globalização, toque humano / mediação tecnológica -, a licenciatura reflete sobre estes desafios, enriquecendo o pensamento económico com a compreensão cultural e social que lhes é inerente.
Os CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing e em Assessoria e Comunicação Organizacional são os Cursos Técnicos Superiores Profissionais que permitem o acesso rápido ao mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos na licenciatura.
Saídas Profissionais e prosseguimento de estudos
- Gestor de meios e publicidade
- Consultor de marketing e publicidade
- Gestor de marketing de produto, serviços e mercados
- Gestor de conteúdos multimédia
- Gestor de contas, vendas e eventos
- Gestor de marca
- Gestor de marketing digital e e-commerce
- Técnico de comunicação e imagem
- Analista de marketing, projetos de pesquisa e estudos de mercado
- Opção pelas duplas licenciaturas em Marketing e Publicidade + Turismo ou Marketing e Publicidade + Gestão de Empresas
- Acesso ao Mestrado em Gestão e Negócios do ISCET
- Acesso às Pós-graduações em Marketing e Comércio Internacional e em Gestão e Finanças
Competências Profissionais
- Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas;
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas do marketing e da publicidade;
- Competências nos domínios da análise de mercado, da concorrência, das potencialidades das organizações e das motivações e necessidades dos consumidores;
- Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao marketing e à publicidade;
- Capacidade para formulação de planos de negócio e criação do próprio emprego;
- Experiência profissional de base proporcionada por estágios desenvolvidos em empresas e outras organizações de grande prestígio.
Plano de Estudos
Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade
A unidade curricular de Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias de suporte ao marketing e publicidade. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação; utilização da folha de cálculo; criação de páginas web; edição de imagem e composição gráfica utilizando o Photoshop. |
3 | 4,5 |
Direito da Publicidade
Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários. |
3 | 4,5 |
Economia
A Economia é o estudo das problemáticas relacionadas com o modo como as pessoas e as sociedades se confrontam com a escassez de recursos e os seus usos alternativos de forma a produzir bens e serviços para consumo. Esta unidade curricular pretende assim transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituem verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise em contextos de tomadas de decisão de ordem económica. |
3 | 6,0 |
Inglês I
Esta unidade curricular visa favorecer o reconhecimento e a compreensão da diversidade linguística e cultural da língua inglesa de modo a permitir um envolvimento discursivo e a perceção das possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e nos negócios, a diversidade cultural e as relações interpessoais, o papel do marketing, o consumo e as novas tendências de mercado. |
3 | 4,5 |
Marketing I
Esta unidade curricular visa a introdução ao Marketing como disciplina científica e prática profissional, abordando os principais conceitos e estratégias que lhe são inerentes, designadamente o marketing estratégico, a análise de mercado e dos seus intervenientes, a segmentação e o posicionamento, a diferenciação e a marca. |
3 | 4,5 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão e marketing. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
Comportamento Organizacional
O estudo do comportamento organizacional permite conhecer e interpretar todas as caraterísticas individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
Comunicação e Redação Publicitária
Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se comunicar e publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a atenção; despertar o interesse; gerar desejo e ativar a ação (aquisição). tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, áudio e texto. Nesta unidade curricular são abordados temas, entre outros, como: introdução à comunicação, publicidade, campanha de publicidade, analise de campanhas, o mercado publicitário, circuitos de uma campanha, tipos de comunicação, formas de comunicação, publico alvo, composição & redação, social media e a geração “millennials”. |
3 | 4,5 |
Inglês II
Esta unidade curricular visa apetrechar os estudantes com vocabulário técnico na área do marketing e da publicidade, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de leituras, diálogos, trabalhos e debates. Os temas desta unidade curricular refletem aspetos relacionados com a globalização, o mercado de trabalho, a comunicação empresarial, o marketing e a publicidade. |
3 | 4,5 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas em cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Laboratório de Design
Como disciplina o design gráfico é uma ferramenta fundamental ao serviço de todo e qualquer tipo de comunicação visual. O designer contemporâneo é uma espécie de “jornalista” da comunicação visual: interpreta, modela e comunica a informação procurando modos visuais estimulantes de o fazer sem a desvirtuar. Embora não nos sendo percetível, vivemos rodeados por design: na embalagem de pasta de dentes, no bilhete para o metro, numa embalagem de medicamentos, num cartaz para uma peça de teatro, nos sinais de trânsito e até no genérico de um filme, temos design a funcionar. É, portanto, uma unidade de formação fundamental na área de marketing e da comunicação comercial. Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes possam interiorizar e desenvolver conceitos, regras, princípios e processos de criação de design no âmbito do marketing. |
3 | 6,0 |
Marketing II
Evoluindo a partir de Marketing I, esta unidade curricular aprofunda alguns conceitos e desenvolve particularmente o marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. São suscitados trabalhos de aplicação e utilizada a simulação computacional. |
3 | 4,5 |
Comportamento do Consumidor
Nesta unidade curricular privilegia-se a aprendizagem da multiplicidade de fatores que afetam o comportamento de consumo, quer a nível individual, quer grupal ou familiar e empresarial, a par da compreensão dos elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo as formas de atuação desses elementos no mercado no contexto do desenvolvimento e funcionamento dos mercados de bens e serviços. |
3 | 4,5 |
Distribuição e Merchandising
Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos desde a sua produção à sua venda. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa gestão de stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como as das empresas. A venda de um produto não se resume à sua distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda. Nesta unidade curricular são, entre outros, abordados temas como a distribuição moderna, tipos de mercado, gestão de stocks, mdd e own brands, sistemas de informação, fidelização, segmentação, dinamização dos pontos de venda, expectativas dos clientes e tendências de consumo. |
3 | 4,5 |
Estratégia e Planeamento Publicitário
Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como com um planeamento exemplar. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, temas como a publicidade, análise de campanhas de publicidade, audiências, o briefing - caraterísticas e função estratégica, copy strategy & anti copy strategy, estratégia de comunicação e copy analysis, estratégias de publicidade, planeamento de media, indicadores de eficácia da publicidade e métodos de orçamentação da comunicação. |
3 | 6,0 |
Gestão de Contas e Orçamentação
Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A unidade curricular explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total. |
3 | 4,5 |
Marketing Digital
O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores. Na unidade curricular de Marketing Digital do ISCET são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, search engine marketing, e-mail marketing, mobile marketing e social media marketing. |
3 | 6,0 |
Opção I
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3 | 4,5 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
4 | 6,0 |
Gestão de Vendas e Negociação
Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é um fator que pode, na prática, viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de conceção do mesmo, a definição do preço, as vendas históricas e atuais bem como os objetivos futuros. Sem todas estas bases um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, os seguintes temas: força de vendas, gestão de produto, tendências e benchmarks, composição de preço: markup vs margem, gestão de vendas, análise de vendas (VB, VL, RH, L4L), negociação, linguagem corporal e micro expressões, iscos em negociação, estratégias e táticas negociais. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual I
Esta unidade curricular tem como objetivos familiarizar os estudantes com o facto de os diferentes meios de comunicação terem uma natureza própria que afeta de forma diferente a publicidade, o processo de execução de uma peça de comunicação gráfica, o processo criativo em relação com o processo de planeamento e produção. Visa igualmente demonstrar que na base cada boa campanha publicitária está um conceito criativo que condiciona todo o trabalho. Conhecimento e compreensão de conceitos e técnicas essenciais; estratégias de comunicação e criação no domínio da comunicação gráfica e audiovisual; a importância dos diferentes meios e respetivas linhas de orientação em comunicação gráfica e audiovisual; o processo de criação de um projeto de comunicação gráfica/campanha publicitária, em diversos suportes em função da natureza do público-alvo e de como o avaliar. |
3 | 6,0 |
Marketing de Serviços
Cerca de 80% da atividade económica portuguesa está no setor dos serviços. As empresas carecem de abordagens técnicas de marketing adaptadas às caraterísticas específicas dos serviços, nas suas diversas dimensões. Na unidade curricular de Marketing de Serviços desenvolvem-se os conceitos fundamentais de produto, serviço, processos, comunicação, políticas de preço e de qualidade, gestão das pessoas, distribuição e evidência física dos serviços. No contexto desta unidade curricular é realizada uma simulação computacional e desenvolvidos trabalhos de aplicação. |
3 | 4,5 |
Opção II
|
3 | 4,5 |
Pricing e Gestão de Receitas
Esta unidade curricular permite que os estudantes sejam capazes de determinar a eficácia das políticas de pricing e de gestão de receitas e de estimar o seu impacto na rentabilidade através da compreensão dos fatores internos e externos influenciadores do preço. Esta abordagem implica a descrição não só de estratégias de ajustamento de preço para situações diferenciadas bem como abordagens tradicionais do estabelecimento do preço e seu ajustamento a novos produtos e mix de produtos. |
3 | 4,5 |
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
3 | 4,5 |
Gestão de Inovação e Projectos
Esta unidade curricular tem por objetivo a sensibilização dos estudantes para os processos de inovação e a importância de que estes se revestem no âmbito do marketing e da profissão de marketeer, por um lado e, por outro, proporcionar conhecimentos e técnicas de formulação, planeamento e gestão de projetos, nomeadamente no que respeita ao âmbito, tempo, custos, risco e qualidade para que hoje é reconhecida a necessidade de competências transversais, por isso cada vez mais exigidas pelas empresas. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual II
Tendo em conta uma aplicação prática dos conteúdos programáticos, esta unidade curricular visa analisar, desmontar e ensaiar o discurso audiovisual através do reconhecimento da nomenclatura e dos conceitos relativos ao audiovisual. Pretende-se, acima de tudo, através da experiência adquirida ao longo da produção de exercícios específicos, a concretização de um exercício final de grupo no âmbito da ficção. Os estudantes serão capazes, entre outras competências, de saber capturar, compor, enquadrar e editar imagens em vídeo para uso específico bem como conhecer os princípios estruturais da imagem animada, utilizar ferramentas de criação e transformação de vídeo, som e fotografia, para além da realização de projetos, integrando de forma ponderada e informada os recursos disponíveis. |
4 | 6,0 |
Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais com vista a criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional. |
3 | 4,5 |
Opção III
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3 | 4,5 |
Tópicos Avançados de Gestão
Um profissional de marketing é mais eficaz, designadamente no seu desempenho e carreira, se for capaz de dominar e aplicar ferramentas de análise e métodos de resolução de problemas suscetíveis de melhorar os processos, as tomadas de decisão e a otimização da utilização de recursos. A presente unidade curricular desenvolve técnicas de marketing e de gestão que potenciam este tipo de resultados, nomeadamente modelos de apoio à decisão, análise de risco, árvores de decisão, método AHP, conjoint analysys e modelos previsionais. |
3 | 6,0 |
Estágio* ou Projeto*
* Opções: escolher uma destas unidades curriculares. |
25.5 | |
Seminário Interdisciplinar
A unidade curricular de Seminário Interdisciplinar tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em marketing e publicidade. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
2 | 4,5 |
Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Locais de Estágio
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Agência Grow Creativity
Agência DL
ANPME - Associação Nacional PME
Auto-Sueco Grupo NORS
Boavista Futebol Clube
BSK Medical, S.A.
CITY – Conventions In The Yard
Clever Advertising
Clube Desportivo Feirense
Covet Design Group
Creativethinkers
Dream Media Portugal – BIGoutdoors
Domus Capital, S.A. - Cerveja Quinas
EcoCubo – Turismo Sustentável
EGOI Digital Solutions
EXPONOR - Feira Internacional do Porto
Fábrica de Cervejas Portuense – Nortada
Follow Inspiration, S.A.
Goweb - Digital Agency
Grupo MCoutinho
Grupo NewCoffee
Grecogeste - Trading de Produtos e Serviços
Hard Rock Café
Laskasas S.A.
MEDIApromo – Marketing Promocional
MA Creative Production Group
Moreirense Futebol Clube
Nobrinde MBA
Porto Canal
STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto
This is Entertainment - Consultoria e Produção de Eventos, Lda.
Una Group – Agência de Comunicação e Marketing
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (Até 15 de julho: 20% de desconto na taxa de candidatura)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 258 €
Seguro escolar: 35 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 52.5 €
PROPINAS GERAL
Propina mensal: 320 € x 11 prestações
Propina anual: 3520 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11.50 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 326 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 3586 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Ensino e Investigação
• Evento "Olimpiadas de Marketing e Publicidade"
• Visitas de estudo.
Coordenador: Mestre José Magano
Publicação em Diário da República, 2ª série: Despacho n.º 24 566/2006, de 28/11, alterado pelos Avisos n.º 14607/2011, de 21/07, nº 10187/2014, de 10/09, nº 9170/2017, de 11/08 e nº 13404/2019, de 23/08, pela Declaração de Retificação n.º 740/2019, de 26/09 e pelo Aviso n.º 14774/2022 de 26/07. Registo DGES Número: R/A -Ef 931/2011/AL03 de 26/07/2019. Área CNAEF: 342 – Marketing e Publicidade. Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos acreditado por 6 anos, em 06-06-2019 (ACEF/17/18/0111112). Guião de Auto-avaliação
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, História ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)
Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)
Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Áreas dos CTeSP para ingresso: 342 – Marketing e Publicidade; 341 — Comércio; 345 - Gestão e Administração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de técnico superior profissional ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Áreas dos CET para ingresso: 342 – Marketing e Publicidade; 341 — Comércio; 345 - Gestão e Administração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de especialização tecnológica ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada: até 30 de abril. Entrevista e prova: até 17 de maio. Afixação dos resultados: até 24 de maio
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 17 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 15 de julho. Entrevista e prova: até 22 de julho. Afixação dos resultados: até 29 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 6 de setembro. Entrevista e prova: até 13 de setembro. Afixação dos resultados: até 16 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 29 de março. Provas (quando aplicável): 15 de abril. Afixação dos resultados: até 22 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 27 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 17 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 25 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 15 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 17 de julho. Afixação dos resultados: até 19 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 2 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 6 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 30 de setembro
Candidatos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
:: 1ª fase: Inscrição: até 22 de julho de 2024. Data da prova de ingresso: 22 de julho de 2024. Divulgação dos resultados: até 25 de agosto de 2024
:: 2ª fase: Inscrição: até 6 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 6 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 9 de setembro de 2024
:: 3ª fase: Inscrição: até 23 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 23 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 27 de setembro de 202024
:: 4ª fase: Inscrição: até 18 de outubro de 2024. Data da prova de ingresso: 18 de outubro de 2024. Divulgação dos resultados: até 21 de outubro de 2024