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Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos

Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
  • 44
  • 637
  • 716
  • 680
  • Descrição
  • Plano de Estudos
  • Ensino e Investigação
  • Prazos de Candidatura
  • Financiamento
  • Emolumentos / Propinas
  • Condições de acesso

Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos

O Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos.está estruturado como um programa de formação avançada especialmente preparado para estudantes e profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, adquirindo competências especializadas em segmentos relevantes do turismo e na perspetiva do desenvolvimento de negócios. Trata-se de uma especialização de características únicas, a qual alia os estudos e a investigação avançada na área ao incremento sustentado do empreendedorismo. Acresce que os estudantes têm a possibilidade de participar em vários dos projetos de pesquisa em curso no CIIIC – Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária, designadamente no âmbito da criação e exploração de itinerários turísticos alternativos e da criação de empresas relevantes para o setor turístico.

Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
 

O ISCET integra a ATLAS - Association for Tourism and Leisure Education and Research, a AEHT - European Association of Hotel and Tourism Schools e a OTIE - Observatory on Tourism for Islands Economy.

A ADHP - Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, a ATP – Associação de Turismo do Porto e Norte, o Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, a  APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, a CTP - Confederação do Turismo Português, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal integram o Conselho Consultivo do ISCET.

Duração 4 semestres / 2 anos

Testemunhos

“Na qualidade de Vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto e membro do Conselho Consultivo do ISCET, sublinho a importância desta Instituição e destas formações como instrumentos essenciais para a qualificação dos agentes do território. Investir na capacitação das pessoas é investir num turismo mais sustentável, inclusivo e alinhado com os objetivos estratégicos de desenvolvimento da cidade. Só com profissionais bem preparados poderemos garantir uma oferta turística de qualidade, coerente com a identidade local e com as exigências de um destino responsável.”
Dra. Catarina Santos Cunha, Vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto
 
“As formações em Turismo do ISCET, ao nível de Mestrados, Licenciaturas e CTeSP, são particularmente relevantes no contexto atual, marcado pelo forte crescimento da atividade turística e pelas dificuldades das empresas em assegurar profissionais qualificados. As ofertas formativas do ISCET, escola de referência no setor, são essenciais neste cenário, ao prepararem quadros altamente capacitados para responder aos novos desafios da indústria do turismo.”
Dr. Rui Ventura, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
 
“Eu, Rodrigo Pinto Barros, enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e ainda na qualidade de membro do Conselho Consultivo do ISCET, venho por este meio reforçar a importância da formação e da qualificação dos empresários na área do Turismo. Num mundo cada vez mais globalizado, o turismo destaca-se como um dos setores mais dinâmicos e em constante crescimento onde só uma formação académica adequada pode proporcionar uma base teórica sólida e preparar os alunos para enfrentar os desafios práticos do mercado de trabalho.
As formações em Turismo do ISCET, designadamente o Mestrado, a Licenciatura e os CTeSP conjugam programas atuais, docentes especializados e uma componente prática fundamental para a formação de profissionais capacitados e atualizados, prontos para contribuir significativamente para o desenvolvimento do turismo num cenário global competitivo.”
Dr. Rodrigo Pinto Barros, Presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo
 

Competências Profissionais

  • Capacidade de utilização de uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreendendo e interpretando o funcionamento das organizações turísticas numa ótica de gestão e de construção de planos e diagnósticos estratégicos aplicados a ambientes micro e macro das empresas turísticas
  • Reconhecimento do papel do planeamento em turismo como incentivador da sustentabilidade dos destinos e como agente catalisador dos recursos endógenos
  • Adoção dos conceitos de criatividade e inovação na conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
  • Competências de pesquisa bibliográfica e de campo, de trabalho em grupo e de apresentação oral e escrita
  • Capacidade de conceção e desenvolvimento de produtos turísticos inovadores no âmbito dos Planos Estratégicos do Turismo em Portugal e dos elementos diferenciadores de cada região
  • Entendimento das condicionantes ambientais, sociais, culturais e económicas do turismo e seu impacto na sustentabilidade dos recursos

Plano de Estudos

  • 623
  • 624
1º Semestre
Unidades curriculares
Horas
ECTS
Epistemologia e Metodologia da Investigação em Turismo

Esta unidade curricular tem como objetivos e competências: conhecer os fundamentos da investigação científica e das ciências sociais e humanas, apreender o sentido e a complexidade dos principais conceitos de investigação em turismo, compreender as diversas metodologias de investigação em turismo, analisar criticamente as diversas técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicar as normas de desenvolvimento e apresentação de trabalhos de investigação científica, desconstruir, com critérios epistemológicos adequados, conceitos e redes concetuais relevantes, desenvolver um trabalho de investigação, cumprindo uma metodologia de caráter científico.

6
Produtos Turísticos e Desenvolvimento Regional

Esta unidade curricular tem como principais objetivos e competências: reconhecer o papel do planeamento em turismo como incentivador da sustentabilidade dos destinos e agente catalisador dos recursos endógenos, entender a evolução dos modelos de planeamento em turismo e o seu impacto nas práticas do turismo, compreender os impactos das estratégias inter-regionais na atratividade e na valorização da identidade dos destinos, integrar os conceitos de criatividade e inovação na conceção e desenvolvimento de produtos turísticos, debater e refletir acerca da importância do planeamento turístico, quando associado às questões da cultura, do património e do desenvolvimento dos territórios, discutir a conceção e desenvolvimento de produtos turísticos inovadores no âmbito dos Planos Estratégicos do Turismo em Portugal e dos elementos diferenciadores de cada região.

6
Tendências, Destinos e Mercados Turísticos

São objetivos e competências desta unidade curricular: avaliar a importância do estudo das tendências em turismo, analisar criticamente o conceito de destino turístico na sua relação com fatores de valorização dos territórios, desafios e oportunidades, identificar e avaliar mercados turísticos e os “novos turistas”, nichos de mercado e consumidores, identificar e analisar diferentes tendências: socioculturais, económicas, ambientais, etc. ligadas aos negócios em turismo, dominar o conceito de destino turístico, identificar fatores de valorização dos territórios. Desafios e oportunidades, analisar os mercados turísticos na sua dupla dimensão: oferta e procura, estudando as oportunidades para o desenvolvimento de novas ofertas para novas procuras: “os novos turistas”, os nichos de mercado e os consumidores, analisar desafios de mercados de consumidores e as respostas da indústria.

6
Turismo e Sustentabilidade

Esta unidade curricular tem como objetivos: conhecer e compreender a multidimensionalidade da sustentabilidade em turismo, entender as condicionantes ambientais, sociais, culturais e económicas do turismo e impacto na sustentabilidade dos recursos, abordar a noção de sustentabilidade e superação das perspetivas economicistas, conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas implicações nos negócios em turismo, conhecer os modelos de sustentabilidade em turismo, estudar os desafios dos negócios em turismo, desenvolver capacidades de pesquisa sobre novas abordagens da sustentabilidade.

6
Turismo, Paisagem e Património

São objetivos desta unidade curricular: identificar os principais conceitos e agentes relacionados com a paisagem e o património na sua relação com a atividade turística, reconhecer o papel da cultura e do património nas atuais dinâmicas do turismo, relacionar os conceitos de património e paisagem com o de geografia cultural e de identidade dos territórios, debater e refletir em torno das questões da cultura e do património cultural, interpretar e avaliar a paisagem natural e cultural nos seus elementos fundamentais, planear estratégias e intervenções para o desenvolvimento turístico, antevendo os seus impactos.

6
2º Semestre
Unidades curriculares
Horas
ECTS
Empreendedorismo e Inovação em Projetos Turísticos

Com uma componente eminentemente de aplicação são abordados os conceitos e as práticas para o desenvolvimento de um projeto inovador em turismo de forma a assegurar a partilha de conhecimentos e a criação das competências decorrentes dos objetivos da unidade curricular, nomeadamente: conhecer o ambiente empreendedor no turismo, conhecer os processos de inovação e de criação de valor e dos conceitos associados à inovação dos negócios em turismo num ambiente empreendedor, conhecer as tendências e inovações nos negócios em turismo, perceber os modelos de negócio em turismo, conhecer as análises, os processos e os métodos associados ao desenvolvimento de modelos de negócio em turismo, compreender a dimensão empreendedora dos negócios em turismo, desenvolver a capacidade de formulação de projetos inovadores, identificar as diferentes dimensões associadas à inovação de um negócio em turismo, desenvolver capacidades de pesquisa, análise e tomada de decisão em ambientes inovadores bem como de criação de uma proposta de valor num projeto turístico.

6
Gestão Estratégica em Turismo

Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: disponibilizar um conjunto de elementos que permitam aos estudantes utilizar uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreender e interpretar o funcionamento das organizações turísticas numa ótica estratégica, proporcionar uma perspetiva técnica e científica da competitividade permitindo identificar a importância determinante da gestão estratégica para a atividade empresarial em turismo, descrever e aplicar instrumentos indispensáveis à implementação e monitorização da gestão estratégica em turismo, adquirir conhecimentos de forma a permitir desenhar e construir planos e diagnósticos estratégicos aplicados a ambientes micro e macro das empresas turísticas possibilitando a tomada de decisões estratégicas, desenvolver competências de pesquisa bibliográfica e de campo, de trabalho em grupo e de apresentação oral e escrita.

6
Gestão Financeira e Projetos de Investimento em Turismo

Esta unidade curricular tem como objetivos e competências a adquirir: conhecer os conceitos e a linguagem financeira e orçamental, compreender a metodologia relativa à elaboração das projeções financeiras previsionais, discutir e aplicar técnicas necessárias à análise, avaliação e seleção de investimentos, ser capaz de avaliar o impacto das decisões de financiamento sobre o valor de um investimento ser capaz de avaliar o impacto das decisões de investimento e de financiamento na estrutura de capital do promotor, detetar e avaliar os efeitos da inflação e de outras variáveis macroeconómicas na avaliação económico-financeira de um investimento, analisar o investimento em contexto de risco, nomeadamente ao nível da aplicação de metodologias de natureza empírica e probabilística, ter competências para conceber, desenvolver e avaliar projetos de investimento de forma autónoma.

6
Marketing e Promoção Turística

Objetivos e competências desta unidade curricular: conhecer conceitos fundamentais de marketing para turismo, identificar técnicas de marketing aplicadas ao produto turístico, compreender os processos de comercialização e distribuição de serviços turísticos bem como a gestão de fluxos turísticos no contexto de tecnologias de informação e comunicação, identificar determinantes e ferramentas utilizadas na distribuição turística, identificar fatores e instrumentos que condicionam o sucesso no desenvolvimento da presença na internet e os conceitos-chave do marketing e vendas nos produtos turísticos (funções e dimensões), identificar o papel dos diversos tipos de players na cadeia de distribuição turística, identificar fatores críticos de sucesso no desenvolvimento da presença digital da empresa do turismo e ser capaz de planear a presença digital da empresa do turismo, desenvolver um plano de marketing digital para um produto turístico.

6
Rotas e Itinerários Turísticos

Esta unidade curricular tem como objetivos e competências: elaborar a cartografia e conhecer as novas tecnologias aplicadas aos roteiros através do conhecimento dos processos de investigação adequados tendo consciência de que estão a abrir e promover territórios a um público cada vez mais exigente, desenvolver competências que lhes permitam utilizar os recursos endógenos das regiões onde estão a executar o seu trabalho contribuindo para o desenvolvimento económico e social das suas populações, envolvendo-as nos processos e evitando rejeições, elaborar as rotas e itinerários como agentes estruturadores dos destinos turísticos.

6
1º Semestre
Unidades curriculares
Horas
ECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (3º semestre)
30
2º Semestre
Unidades curriculares
Horas
ECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (4º semestre)
30

Ensino e Investigação

Corpo docente altamente qualificado nas áreas do turismo e afins constituído por doutorados, especialistas e convidados.

Participação de docentes e estudantes em projetos do CIIIC – Centro de investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária:  CHIP/ISCET - Grupo de investigação em Cultura e Património na cidade do Porto; Observatório do Turismo e Hotelaria; projetos de pesquisa em rotas e itinerários turísticos e visitas de estudo:

 

Coordenadores:
Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho 
Doutor Jorge Ricardo Pinto

 

Publicação em Diário da República, 2ª Série: Aviso n.º 16239/2020 de 14/10.

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos acreditado por 3 anos, em 21-07-2020 (NCE/19/1900294). Guião de Autoavaliação 

Prazos de Candidatura

CALENDÁRIO

Início: outubro de 2025  | 18h30:21h30

O horário poderá ser adaptado à disponibilidade dos candidatos aprovados

 

PRAZOS DE CANDIDATURA

:: 1ª Fase: : 8 a 29 de maio. Afixação dos resultados: 5 de junho. Matrículas: 11 a 20 de junho
:: 2ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 11 de junho a 16 de setembro. Afixação dos resultados: 20 de setembro. Matrículas: 23 a 30 de setembro

Bolsas de Estudo e Financiamento

BOLSAS DE ESTUDO

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

Emolumentos/Propinas

CANDIDATURAS 
Geral*: 178 € 
Estudantes internacionais**: 250 €
* Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET - 25% de desconto
** conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.

MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO 
Matrícula / Inscrição: 278 €
Seguro escolar: 40 €

Taxa de inscrição por UC em atraso: 55 €

PROPINAS 
Propina mensal: 1º ano - 415 € x 10 prestações; 2º ano - 215 € x 10 prestações
Propina anual: 1º ano - 4150 €; 2º ano - 2150€
(pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2% desconto**)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: Usufruem de 20% de desconto nas propinas
Unidades curriculares isoladas: 15 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5%
(familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.


PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 1º ano - 427 € x 10 prestações; 2º ano - 221 € x 10 prestações
Propina anual: 1º ano - 4270 €; 2º ano - 2210€
(pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2% desconto**)

**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.

Condições de acesso

  • Licenciatura ou equivalente legal nas áreas do turismo, gestão e disciplinas afins.
  • Currículo académico, científico e profissional considerado relevante e adequado à natureza do mestrado.
  • Grau académico superior estrangeiro obtido num estado da UE  e organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha.
  • Outro grau académico superior estrangeiro  considerado relevante e adequado à natureza do mestrado.

Candidatura

Dados Pessoais

* Campo obrigatório

Estudante Internacional? (1)

(1) Estudante internacional: conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível em https://www.iscet.pt/pt/estatutos-e-regulamentos

Curso em que deseja ingressar

VIA DE INGRESSO

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COLLEAGUES FRIENDS

 

Tendo orgulho na nossa instituição, os estudantes do ISCET podem agora, para além de fazer dos colegas amigos, tornar colegas os seus amigos. Como?
Durante o corrente ano letivo, é concedido um bónus de 100€ aos estudantes que indiquem um amigo que não seja já estudante do ISCET e se matricule em todas unidades curriculares do 1º ano de um CTeSP, Licenciatura ou Mestrado.
O novo estudante usufruirá de um bónus de 40€.


Regulamento 
Candidatura submetida com sucesso. Brevemente entraremos em contacto. Obrigado
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Mais Informação

 

Consulte a brochura de Turismo

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