Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
O Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos.está estruturado como um programa de formação avançada especialmente preparado para estudantes e profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, adquirindo competências especializadas em segmentos relevantes do turismo e na perspetiva do desenvolvimento de negócios. Trata-se de uma especialização de características únicas, a qual alia os estudos e a investigação avançada na área ao incremento sustentado do empreendedorismo. Acresce que os estudantes têm a possibilidade de participar em vários dos projetos de pesquisa em curso no CIIIC – Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária, designadamente no âmbito da criação e exploração de itinerários turísticos alternativos e da criação de empresas relevantes para o setor turístico.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Competências Profissionais
- Capacidade de utilização de uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreendendo e interpretando o funcionamento das organizações turísticas numa ótica de gestão e de construção de planos e diagnósticos estratégicos aplicados a ambientes micro e macro das empresas turísticas
- Reconhecimento do papel do planeamento em turismo como incentivador da sustentabilidade dos destinos e como agente catalisador dos recursos endógenos
- Adoção dos conceitos de criatividade e inovação na conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
- Competências de pesquisa bibliográfica e de campo, de trabalho em grupo e de apresentação oral e escrita
- Capacidade de conceção e desenvolvimento de produtos turísticos inovadores no âmbito dos Planos Estratégicos do Turismo em Portugal e dos elementos diferenciadores de cada região
- Entendimento das condicionantes ambientais, sociais, culturais e económicas do turismo e seu impacto na sustentabilidade dos recursos
Plano de Estudos
Epistemologia e Metodologia da Investigação em Turismo
Esta unidade curricular tem como objetivos e competências: conhecer os fundamentos da investigação científica e das ciências sociais e humanas, apreender o sentido e a complexidade dos principais conceitos de investigação em turismo, compreender as diversas metodologias de investigação em turismo, analisar criticamente as diversas técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicar as normas de desenvolvimento e apresentação de trabalhos de investigação científica, desconstruir, com critérios epistemológicos adequados, conceitos e redes concetuais relevantes, desenvolver um trabalho de investigação, cumprindo uma metodologia de caráter científico. |
6 | |
Produtos Turísticos e Desenvolvimento Regional
Esta unidade curricular tem como principais objetivos e competências: reconhecer o papel do planeamento em turismo como incentivador da sustentabilidade dos destinos e agente catalisador dos recursos endógenos, entender a evolução dos modelos de planeamento em turismo e o seu impacto nas práticas do turismo, compreender os impactos das estratégias inter-regionais na atratividade e na valorização da identidade dos destinos, integrar os conceitos de criatividade e inovação na conceção e desenvolvimento de produtos turísticos, debater e refletir acerca da importância do planeamento turístico, quando associado às questões da cultura, do património e do desenvolvimento dos territórios, discutir a conceção e desenvolvimento de produtos turísticos inovadores no âmbito dos Planos Estratégicos do Turismo em Portugal e dos elementos diferenciadores de cada região. |
6 | |
Tendências, Destinos e Mercados Turísticos
São objetivos e competências desta unidade curricular: avaliar a importância do estudo das tendências em turismo, analisar criticamente o conceito de destino turístico na sua relação com fatores de valorização dos territórios, desafios e oportunidades, identificar e avaliar mercados turísticos e os “novos turistas”, nichos de mercado e consumidores, identificar e analisar diferentes tendências: socioculturais, económicas, ambientais, etc. ligadas aos negócios em turismo, dominar o conceito de destino turístico, identificar fatores de valorização dos territórios. Desafios e oportunidades, analisar os mercados turísticos na sua dupla dimensão: oferta e procura, estudando as oportunidades para o desenvolvimento de novas ofertas para novas procuras: “os novos turistas”, os nichos de mercado e os consumidores, analisar desafios de mercados de consumidores e as respostas da indústria. |
6 | |
Turismo e Sustentabilidade
Esta unidade curricular tem como objetivos: conhecer e compreender a multidimensionalidade da sustentabilidade em turismo, entender as condicionantes ambientais, sociais, culturais e económicas do turismo e impacto na sustentabilidade dos recursos, abordar a noção de sustentabilidade e superação das perspetivas economicistas, conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas implicações nos negócios em turismo, conhecer os modelos de sustentabilidade em turismo, estudar os desafios dos negócios em turismo, desenvolver capacidades de pesquisa sobre novas abordagens da sustentabilidade. |
6 | |
Turismo, Paisagem e Património
São objetivos desta unidade curricular: identificar os principais conceitos e agentes relacionados com a paisagem e o património na sua relação com a atividade turística, reconhecer o papel da cultura e do património nas atuais dinâmicas do turismo, relacionar os conceitos de património e paisagem com o de geografia cultural e de identidade dos territórios, debater e refletir em torno das questões da cultura e do património cultural, interpretar e avaliar a paisagem natural e cultural nos seus elementos fundamentais, planear estratégias e intervenções para o desenvolvimento turístico, antevendo os seus impactos. |
6 |
Empreendedorismo e Inovação em Projetos Turísticos
Com uma componente eminentemente de aplicação são abordados os conceitos e as práticas para o desenvolvimento de um projeto inovador em turismo de forma a assegurar a partilha de conhecimentos e a criação das competências decorrentes dos objetivos da unidade curricular, nomeadamente: conhecer o ambiente empreendedor no turismo, conhecer os processos de inovação e de criação de valor e dos conceitos associados à inovação dos negócios em turismo num ambiente empreendedor, conhecer as tendências e inovações nos negócios em turismo, perceber os modelos de negócio em turismo, conhecer as análises, os processos e os métodos associados ao desenvolvimento de modelos de negócio em turismo, compreender a dimensão empreendedora dos negócios em turismo, desenvolver a capacidade de formulação de projetos inovadores, identificar as diferentes dimensões associadas à inovação de um negócio em turismo, desenvolver capacidades de pesquisa, análise e tomada de decisão em ambientes inovadores bem como de criação de uma proposta de valor num projeto turístico. |
6 | |
Gestão Estratégica em Turismo
Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: disponibilizar um conjunto de elementos que permitam aos estudantes utilizar uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreender e interpretar o funcionamento das organizações turísticas numa ótica estratégica, proporcionar uma perspetiva técnica e científica da competitividade permitindo identificar a importância determinante da gestão estratégica para a atividade empresarial em turismo, descrever e aplicar instrumentos indispensáveis à implementação e monitorização da gestão estratégica em turismo, adquirir conhecimentos de forma a permitir desenhar e construir planos e diagnósticos estratégicos aplicados a ambientes micro e macro das empresas turísticas possibilitando a tomada de decisões estratégicas, desenvolver competências de pesquisa bibliográfica e de campo, de trabalho em grupo e de apresentação oral e escrita. |
6 | |
Gestão Financeira e Projetos de Investimento em Turismo
Esta unidade curricular tem como objetivos e competências a adquirir: conhecer os conceitos e a linguagem financeira e orçamental, compreender a metodologia relativa à elaboração das projeções financeiras previsionais, discutir e aplicar técnicas necessárias à análise, avaliação e seleção de investimentos, ser capaz de avaliar o impacto das decisões de financiamento sobre o valor de um investimento ser capaz de avaliar o impacto das decisões de investimento e de financiamento na estrutura de capital do promotor, detetar e avaliar os efeitos da inflação e de outras variáveis macroeconómicas na avaliação económico-financeira de um investimento, analisar o investimento em contexto de risco, nomeadamente ao nível da aplicação de metodologias de natureza empírica e probabilística, ter competências para conceber, desenvolver e avaliar projetos de investimento de forma autónoma. |
6 | |
Marketing e Promoção Turística
Objetivos e competências desta unidade curricular: conhecer conceitos fundamentais de marketing para turismo, identificar técnicas de marketing aplicadas ao produto turístico, compreender os processos de comercialização e distribuição de serviços turísticos bem como a gestão de fluxos turísticos no contexto de tecnologias de informação e comunicação, identificar determinantes e ferramentas utilizadas na distribuição turística, identificar fatores e instrumentos que condicionam o sucesso no desenvolvimento da presença na internet e os conceitos-chave do marketing e vendas nos produtos turísticos (funções e dimensões), identificar o papel dos diversos tipos de players na cadeia de distribuição turística, identificar fatores críticos de sucesso no desenvolvimento da presença digital da empresa do turismo e ser capaz de planear a presença digital da empresa do turismo, desenvolver um plano de marketing digital para um produto turístico. |
6 | |
Rotas e Itinerários Turísticos
Esta unidade curricular tem como objetivos e competências: elaborar a cartografia e conhecer as novas tecnologias aplicadas aos roteiros através do conhecimento dos processos de investigação adequados tendo consciência de que estão a abrir e promover territórios a um público cada vez mais exigente, desenvolver competências que lhes permitam utilizar os recursos endógenos das regiões onde estão a executar o seu trabalho contribuindo para o desenvolvimento económico e social das suas populações, envolvendo-as nos processos e evitando rejeições, elaborar as rotas e itinerários como agentes estruturadores dos destinos turísticos. |
6 |
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (3º semestre)
|
30 |
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (4º semestre)
|
30 |
Ensino e Investigação
Corpo docente altamente qualificado nas áreas do turismo e afins constituído por doutorados, especialistas e convidados.
Participação de docentes e estudantes em projetos do CIIIC – Centro de investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária: CHIP/ISCET - Grupo de investigação em Cultura e Património na cidade do Porto; Observatório do Turismo e Hotelaria; projetos de pesquisa em rotas e itinerários turísticos e visitas de estudo:
Coordenadores:
Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho
Doutor Jorge Ricardo Pinto
Publicação em Diário da República, 2ª Série: Aviso n.º 16239/2020 de 14/10.
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos acreditado por 3 anos, em 21-07-2020 (NCE/19/1900294). Guião de Autoavaliação
Prazos de Candidatura
CALENDÁRIO
Início: outubro de 2024 | 18h30:21h30
O horário poderá ser adaptado à disponibilidade dos candidatos aprovados
PRAZOS DE CANDIDATURA
:: 1ª Fase: 26 de fevereiro a 11 de março. Afixação dos resultados: 14 de março. Matrículas: 18 a 22 de março
:: 2ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 18 de março a 30 de abril. Afixação dos resultados: 5 de maio. Matrículas: 8 a 13 de maio
:: 3ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 8 a 29 de maio. Afixação dos resultados: 5 de junho. Matrículas: 11 a 20 de junho
:: 4ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 11 de junho a 16 de setembro. Afixação dos resultados: 20 de setembro. Matrículas: 23 a 30 de setembro
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (Até 15 de julho: 20% de desconto na taxa de candidatura)
Estudantes internacionais*: 250 €
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 258 €
Seguro escolar: 35 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 52.5 €
PROPINAS
Propina mensal: 1º ano - 378 € x 10 prestações; 2º ano - 145 € x 10 prestações
Propina anual: 1º ano - 3780 €; 2º ano - 1450€ (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: Usufruem de 20% de desconto nas propinas
Unidades curriculares isoladas: 14 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 1º ano - 388 € x 10 prestações; 2º ano - 155 € x 10 prestações
Propina anual: 1º ano - 3880 €; 2º ano - 1550€ (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
Condições de acesso
- Licenciatura ou equivalente legal nas áreas do turismo, gestão e disciplinas afins.
- Currículo académico, científico e profissional considerado relevante e adequado à natureza do mestrado.
- Grau académico superior estrangeiro obtido num estado da UE e organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha.
- Outro grau académico superior estrangeiro considerado relevante e adequado à natureza do mestrado.