Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade
A unidade curricular de Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias de suporte ao marketing e publicidade. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação; utilização da folha de cálculo; criação de páginas web; edição de imagem e composição gráfica utilizando o Photoshop. |
3 | 4,5 |
Direito da Publicidade
Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários. |
3 | 4,5 |
Economia
A Economia é o estudo das problemáticas relacionadas com o modo como as pessoas e as sociedades se confrontam com a escassez de recursos e os seus usos alternativos de forma a produzir bens e serviços para consumo. Esta unidade curricular pretende assim transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituem verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise em contextos de tomadas de decisão de ordem económica. |
3 | 6,0 |
Inglês I
Esta unidade curricular visa favorecer o reconhecimento e a compreensão da diversidade linguística e cultural da língua inglesa de modo a permitir um envolvimento discursivo e a perceção das possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e nos negócios, a diversidade cultural e as relações interpessoais, o papel do marketing, o consumo e as novas tendências de mercado. |
3 | 4,5 |
Marketing I
Esta unidade curricular visa a introdução ao Marketing como disciplina científica e prática profissional, abordando os principais conceitos e estratégias que lhe são inerentes, designadamente o marketing estratégico, a análise de mercado e dos seus intervenientes, a segmentação e o posicionamento, a diferenciação e a marca. |
3 | 4,5 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão e marketing. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
Comportamento Organizacional
O estudo do comportamento organizacional permite conhecer e interpretar todas as caraterísticas individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
Comunicação e Redação Publicitária
Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se comunicar e publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a atenção; despertar o interesse; gerar desejo e ativar a ação (aquisição). tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, áudio e texto. Nesta unidade curricular são abordados temas, entre outros, como: introdução à comunicação, publicidade, campanha de publicidade, analise de campanhas, o mercado publicitário, circuitos de uma campanha, tipos de comunicação, formas de comunicação, publico alvo, composição & redação, social media e a geração “millennials”. |
3 | 4,5 |
Inglês II
Esta unidade curricular visa apetrechar os estudantes com vocabulário técnico na área do marketing e da publicidade, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de leituras, diálogos, trabalhos e debates. Os temas desta unidade curricular refletem aspetos relacionados com a globalização, o mercado de trabalho, a comunicação empresarial, o marketing e a publicidade. |
3 | 4,5 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas em cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Laboratório de Design
Como disciplina o design gráfico é uma ferramenta fundamental ao serviço de todo e qualquer tipo de comunicação visual. O designer contemporâneo é uma espécie de “jornalista” da comunicação visual: interpreta, modela e comunica a informação procurando modos visuais estimulantes de o fazer sem a desvirtuar. Embora não nos sendo percetível, vivemos rodeados por design: na embalagem de pasta de dentes, no bilhete para o metro, numa embalagem de medicamentos, num cartaz para uma peça de teatro, nos sinais de trânsito e até no genérico de um filme, temos design a funcionar. É, portanto, uma unidade de formação fundamental na área de marketing e da comunicação comercial. Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes possam interiorizar e desenvolver conceitos, regras, princípios e processos de criação de design no âmbito do marketing. |
3 | 6,0 |
Marketing II
Evoluindo a partir de Marketing I, esta unidade curricular aprofunda alguns conceitos e desenvolve particularmente o marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. São suscitados trabalhos de aplicação e utilizada a simulação computacional. |
3 | 4,5 |