Comportamento do Consumidor
Nesta unidade curricular privilegia-se a aprendizagem da multiplicidade de fatores que afetam o comportamento de consumo, quer a nível individual, quer grupal ou familiar e empresarial, a par da compreensão dos elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo as formas de atuação desses elementos no mercado no contexto do desenvolvimento e funcionamento dos mercados de bens e serviços. |
3 | 4,5 |
Distribuição e Merchandising
Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos desde a sua produção à sua venda. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa gestão de stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como as das empresas. A venda de um produto não se resume à sua distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda. Nesta unidade curricular são, entre outros, abordados temas como a distribuição moderna, tipos de mercado, gestão de stocks, mdd e own brands, sistemas de informação, fidelização, segmentação, dinamização dos pontos de venda, expectativas dos clientes e tendências de consumo. |
3 | 4,5 |
Estratégia e Planeamento Publicitário
Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como com um planeamento exemplar. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, temas como a publicidade, análise de campanhas de publicidade, audiências, o briefing - caraterísticas e função estratégica, copy strategy & anti copy strategy, estratégia de comunicação e copy analysis, estratégias de publicidade, planeamento de media, indicadores de eficácia da publicidade e métodos de orçamentação da comunicação. |
3 | 6,0 |
Gestão de Contas e Orçamentação
Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A unidade curricular explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total. |
3 | 4,5 |
Marketing Digital
O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores. Na unidade curricular de Marketing Digital do ISCET são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, search engine marketing, e-mail marketing, mobile marketing e social media marketing. |
3 | 6,0 |
Opção I
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3 | 4,5 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
4 | 6,0 |
Gestão de Vendas e Negociação
Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é um fator que pode, na prática, viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de conceção do mesmo, a definição do preço, as vendas históricas e atuais bem como os objetivos futuros. Sem todas estas bases um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, os seguintes temas: força de vendas, gestão de produto, tendências e benchmarks, composição de preço: markup vs margem, gestão de vendas, análise de vendas (VB, VL, RH, L4L), negociação, linguagem corporal e micro expressões, iscos em negociação, estratégias e táticas negociais. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual I
Esta unidade curricular tem como objetivos familiarizar os estudantes com o facto de os diferentes meios de comunicação terem uma natureza própria que afeta de forma diferente a publicidade, o processo de execução de uma peça de comunicação gráfica, o processo criativo em relação com o processo de planeamento e produção. Visa igualmente demonstrar que na base cada boa campanha publicitária está um conceito criativo que condiciona todo o trabalho. Conhecimento e compreensão de conceitos e técnicas essenciais; estratégias de comunicação e criação no domínio da comunicação gráfica e audiovisual; a importância dos diferentes meios e respetivas linhas de orientação em comunicação gráfica e audiovisual; o processo de criação de um projeto de comunicação gráfica/campanha publicitária, em diversos suportes em função da natureza do público-alvo e de como o avaliar. |
3 | 6,0 |
Marketing de Serviços
Cerca de 80% da atividade económica portuguesa está no setor dos serviços. As empresas carecem de abordagens técnicas de marketing adaptadas às caraterísticas específicas dos serviços, nas suas diversas dimensões. Na unidade curricular de Marketing de Serviços desenvolvem-se os conceitos fundamentais de produto, serviço, processos, comunicação, políticas de preço e de qualidade, gestão das pessoas, distribuição e evidência física dos serviços. No contexto desta unidade curricular é realizada uma simulação computacional e desenvolvidos trabalhos de aplicação. |
3 | 4,5 |
Opção II
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3 | 4,5 |
Pricing e Gestão de Receitas
Esta unidade curricular permite que os estudantes sejam capazes de determinar a eficácia das políticas de pricing e de gestão de receitas e de estimar o seu impacto na rentabilidade através da compreensão dos fatores internos e externos influenciadores do preço. Esta abordagem implica a descrição não só de estratégias de ajustamento de preço para situações diferenciadas bem como abordagens tradicionais do estabelecimento do preço e seu ajustamento a novos produtos e mix de produtos. |
3 | 4,5 |