Comportamento do Consumidor
Nesta unidade curricular privilegia-se a aprendizagem da multiplicidade de fatores que afetam o comportamento de consumo, quer a nível individual, quer grupal ou familiar e empresarial, a par da compreensão dos elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo as formas de atuação desses elementos no mercado no contexto do desenvolvimento e funcionamento dos mercados de bens e serviços. Analisam-se os conceitos e técnicas essenciais de marketing e publicidade, perspetivando o comportamento de consumo como um processo dinâmico, como um elemento fundamental das ações de marketing das empresas, entendendo as diferenças no processo de compra de bens e de serviços. Como metodologias adota-se a resolução de problemas e as tomadas de decisão em marketing. |
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Direito da Publicidade
Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários. |
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Distribuição e Merchandising
Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos desde a sua produção à sua venda. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa gestão de stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como as das empresas. A venda de um produto não se resume à sua distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda. Nesta unidade curricular são, entre outros, abordados temas como a distribuição moderna, tipos de mercado, gestão de stocks, mdd e own brands, sistemas de informação, fidelização, segmentação, dinamização dos pontos de venda, expectativas dos clientes e tendências de consumo. |
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Economia
A Economia é o estudo das problemáticas relacionadas com o modo como as pessoas e as sociedades se confrontam com a escassez de recursos e os seus usos alternativos de forma a produzir bens e serviços para consumo. Esta unidade curricular pretende assim transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituem verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise em contextos de tomadas de decisão de ordem económica. |
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Estratégia e Planeamento Publicitário
Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como com um planeamento exemplar. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, temas como a publicidade, análise de campanhas de publicidade, audiências, o briefing - caraterísticas e função estratégica, copy strategy & anti copy strategy, estratégia de comunicação e copy analysis, estratégias de publicidade, planeamento de media, indicadores de eficácia da publicidade e métodos de orçamentação da comunicação. |
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Gestão de Contas e Orçamentação
Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A unidade curricular explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total. |
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Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual II
Tendo em conta uma aplicação prática dos conteúdos programáticos, esta unidade curricular visa analisar, desmontar e ensaiar o discurso audiovisual através do reconhecimento da nomenclatura e dos conceitos relativos ao audiovisual. Pretende-se, acima de tudo, através da experiência adquirida ao longo da produção de exercícios específicos, a concretização de um exercício final de grupo no âmbito da ficção. Os estudantes serão capazes, entre outras competências, de saber capturar, compor, enquadrar e editar imagens em vídeo para uso específico bem como conhecer os princípios estruturais da imagem animada, utilizar ferramentas de criação e transformação de vídeo, som e fotografia, para além da realização de projetos, integrando de forma ponderada e informada os recursos disponíveis. |
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Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais com vista a criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional. |
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Comunicação e Redação Publicitária
Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se comunicar e publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a atenção; despertar o interesse; gerar desejo e ativar a ação (aquisição). tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, áudio e texto. Nesta unidade curricular são abordados temas, entre outros, como: introdução à comunicação, publicidade, campanha de publicidade, analise de campanhas, o mercado publicitário, circuitos de uma campanha, tipos de comunicação, formas de comunicação, publico alvo, composição & redação, social media e a geração “millennials”. |
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Estágio
A unidade curricular de Estágio, através do estabelecimento de formas de cooperação entre o ISCET e unidades empresariais ou outras organizações, visa a aplicação e revisão crítica de competências adquiridas com vista à organização e implementação da formação dos estudantes em contexto de trabalho. |
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Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
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Pricing e Gestão de Receitas
Esta unidade curricular permite que os estudantes sejam capazes de determinar a eficácia das políticas de pricing e de gestão de receitas e de estimar o seu impacto na rentabilidade através da compreensão dos fatores internos e externos influenciadores do preço. Esta abordagem implica a descrição não só de estratégias de ajustamento de preço para situações diferenciadas bem como abordagens tradicionais do estabelecimento do preço e seu ajustamento a novos produtos e mix de produtos. |
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