Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional

POSSIBILIDADE DE CREDITAÇÕES EM FORMAÇÕES GRADUADAS DO ISCET

 

O ambiente internacional está em permanente mudança e oferece desafios maiores do que nunca.

A importância e o dinamismo dos países emergentes e dos blocos comerciais internacionais obrigam cada economia a adaptar-se para melhor lidar com as novas realidades e desafios. Portugal, em particular, tem vindo a intensificar as suas relações comerciais com países do seu quadro tradicional de convivência política e económica, mas também com outras nações detentoras de economias mundialmente decisivas.

 

Duração 2 semestres

Objetivos e competências

Esta formação visa desenvolver capacidades analíticas e cognitivas próprias de um atual ou futuro gestor de comércio internacional, bem como as de um executivo das áreas do marketing, da distribuição, da logística ou do comércio eletrónico que opere ou pretende operar em empresas envolvidas em processos de internacionalização, atuando assim eficazmente num mundo em constante transformação.

Estratégias de ensino/aprendizagem

Master classes, workshops, cases study research, role-playing, teamwork, action research, debates orientados.

Docência

 Dr. Adelino Pereira

Licenciado em Relações Comerciais Internacionais. Despachante oficial. ISCET

Dr. José Neto

Licenciado em Relações Comerciais Internacionais. Sócio-gerente Moduslog, Lda. ISCET

Dr. Martim Durão

Licenciado em Engenharia Publicitária e Especialista em Marketing e Publicidade. ISCET

Dr. Norberto Bessa

Mestre em Mestre em Economia e Gestão Internacional. ISCET

Eng. Nuno Ulisses Costa

Mestre em Logística. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computação. Head of Logistics Project & Innovation Department Luís Simões Logística Integrada, S.A.

Plano de Estudos

Semestre 1
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Economia digital e comércio eletrónico
  • O consumidor e a economia digital
  • As origens e os princípios de marketing digital
  • Estratégia do marketing digital
  • E-mail, mobile e social marketing
16
Marketing e estratégias de internacionalização
  • Internacionalização versus Globalização
  • Marketing global e segmentos de mercado
  • Estratégias de marketing global e competitividade
  • Marketing de serviços, de consumo e business-to-business
  • Comportamento dos consumidores e dos clientes industriais 
16
Negociação
  • Modelos de negociação
  • Estratégias, tácticas e técnicas negociais
  • Ética e poder em negociação
  • A implementação do acordo negociado
  • Metodologia “Getting to yes”
16
Semestre 2
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Gestão de transportes no comércio internacional
  • Gestão de transportes no comércio internacional
  • Os transportes no comércio internacional: fluxos demográficos e  fatores de produção
  • As grandes rotas internacionais de transportes de mercadorias
  • O controlo da informação nas trocas comerciais como regulador dos fluxos físicos
  • Os fatores determinantes na escolha dos transportes: tempo, custo e segurança
  • Transportes rodoviários, marítimos e aéreos
16
Modelos logísticos e de distribuição
  • Análise teórica do conceito de "supply chain"
  • Elementos e modelos dos sistemas logísticos
  • A escolha dos modelos: tipo de produto, mercado, localizações e prestadores de serviço
  • Vantagens e desvantagens do "outsourcing"
  • Análise, desenho e implementação de um sistema logístico
16
Procedimentos aduaneiros da união europeia
  • Sujeição das mercadorias a um regime aduaneiro
  • A dívida aduaneira
  • Mecanismos económico-aduaneiros
  • A introdução no consumo com introdução simultânea em livre prática
  • O estatuto aduaneiro das mercadorias:  instrumentos sancionatórios, práticas concorrenciais e infrações
16
Seminários em Marketing /Comércio Internacional
  • Elaboração de um Business Plan: objetivos, estratégias e metodologias
  • Palestras sobre temáticas relevantes em Marketing e Comércio Internacional
16

Calendário e prazos

CALENDÁRIO

A partir de outubro de 2024 | 18h30:21h30

O horário poderá ser adaptado à disponibilidade dos candidatos aprovados

 

PRAZOS DE CANDIDATURA

:: 1ª Fase: 10 de abril a 15 de maio. Afixação dos resultados: até 17 de maio
:: 2ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 16 de maio a 28 de junho. Afixação dos resultados: até 3 de julho
:: 3ª Fase: (apenas para vagas sobrantes): 30 de junho a 31 de julho. Afixação dos resultados: até 2 de agosto

Acesso e seleção

  • Detentores de currículo escolar, científi­co e/ou pro­fissional relevante
  • Quadros superiores de empresas
  • Profi­ssionais em busca de requali­ficação
  • Licenciados com vista à especialização ou requali­ficação académica
  • Carta de motivação
  • Entrevista, se considerada necessária

Diploma e certificado

  • Diploma do Curso de Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional: formandos que concluam com sucesso todas as unidades curriculares.
  • Certifi­cado de participação do Curso de Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional: formandos que completem pelo menos 20 ECTS do plano de estudos.

Investimento

VALOR ANUAL: € 1900 + € 30 Seguro escolar

  • Pagamento de 10% no ato de inscrição, podendo o restante ser distribuído até 10 prestações mensais
  • Diplomados pelo ISCET, profissionais de empresas e associações com as quais o ISCET mantém protocolos de colaboração; duas inscrições de uma mesma instituição; profissionais de instituições do Conselho Consultivo do ISCET: 10% de desconto
  • Inscrições de três ou mais profissionais de uma mesma instituição: 15% de desconto
  • Pronto pagamento: desconto de 5%
  • Os descontos não são cumulativos
  • Reembolso de pagamento apenas em situações de responsabilidade do ISCET