“Pedagogia XXI” Quem Somos

O consórcio “Pedagogia XXI” compreende 25 instituições de ensino superior (IES), as quais se assumem como entidade copromotoras, distribuídas de Norte a Sul de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira (com distribuição por distritos como Aveiro, Braga, Faro, Funchal, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu).  O consórcio agrega IES que atuam nas mais diversas áreas científicas, designadamente ao nível da Saúde, do Desporto, da Psicologia, da Educação e das Ciências Sociais e Humanas.

Objetivos:
a) Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógico didáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;
b) Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes; 
c) Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não  tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem;
d) Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino;
e) Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente  das áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;
f) Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de  ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas; 
g) Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.

Site: Pedagogia  XXI

Projeto cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia Projeto

Link: https://recuperarportugal.gov.pt/

Instituições de Ensino Superior que integram o consórcio

Estrutura e órgãos do Consórcio

Coordenação Executiva

Centro de Excelência

CNIPES