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Economia do Turismo
Esta unidade curricular pretende transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos. |
3 | 6,0 |
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Geografia do Turismo
Sendo o turismo o conjunto das atividades que envolvem a deslocação de pessoas de um lugar para outro, a relação entre o turismo e a geografia, ciência que estuda os lugares, é necessariamente decisiva para a compreensão do fenómeno turístico e para um correto aproveitamento e ocupação do espaço pela actividade turística. Na unidade curricular de Geografia do Turismo são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, mas sobretudo com a sua componente humana, ligada à demografia, à urbanização ou ao desenvolvimento e ordenamento turístico. |
3 | 4,5 |
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Inglês I
Reconhecer e compreender a diversidade linguística e cultural de modo a envolver-se discursivamente e perceber possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e em particular no mundo. |
3 | 4,5 |
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Introdução ao Turismo
A evolução do turismo nas últimas décadas do século XX e inícios deste século tem vindo a revolucionar a economia e a vida social das populações, criando uma dinâmica muito relevante ao lado das mais importantes atividades. Na unidade curricular de Introdução ao Turismo são abordados os temas centrais ligados ao turismo, como a importância do mesmo no desenvolvimento das regiões, os impactos gerados e a evolução e tendências desta atividade. |
3 | 4,5 |
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Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão, marketing e turismo. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
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Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Turismo
O domínio das tecnologias e sistemas de informação é hoje uma competência chave requerida por todos os profissionais ligados à indústria do turismo. Seja na gestão de operações, seja no marketing ou venda de produtos turísticos, o domínio dos sistemas de informação constitui um fator crítico para o sucesso das empresas, designadamente num mercado altamente competitivo, inclusive em Portugal em que predominam as empresas de pequena dimensão. Esta unidade curricular proporciona os fundamentos dos sistemas de informação, a forma como estes estão hoje presentes nas empresas do turismo e, de uma forma geral, o seu o peso determinante nas cadeias de distribuição e fornecimento. Prepara ainda os estudantes para a utilização das ferramentas de burótica necessárias nas atividades de uma empresa de turismo. |
3 | 4,5 |
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Comportamento Organizacional
O estudo do Comportamento Organizacional permite conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar, para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
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Eventos e Animação Turística
O mercado de eventos constitui uma forte aposta com vista ao desenvolvimento turístico. Na unidade curricular de Eventos e Animação Turística proporciona-se aos estudantes a compreensão da natureza deste mercado, nomeadamente no que respeita ao seu funcionamento, organização, promoção, captação e supervisão. É proporcionada ainda a aquisição de conhecimentos sobre regras e técnicas de programação de atividades de animação turística bem como sobre o perfil exigido a um animador turístico e inerentes regras de trabalho em equipa. |
3 | 6,0 |
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Inglês II
Familiarizar os estudantes com vocabulário na área do turismo; desenvolver a fluência e a expressão oral; a capacidade de organização de informação; saber comunicar a nível pessoal e profissional através de diálogos, relatos e debates; desenvolver capacidades de investigação. Nesta unidade curricular são abordados temas relacionadas com a geografia dos países e respetivos recursos turísticos, os eventos e o desenvolvimento de destinos e as diferentes carreiras profissionais na área do turismo, nomeadamente, funções, atitudes e competências. |
3 | 4,5 |
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Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e da importância do esforço para manter os diferentes subsistemas num contexto de cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige, por seu turno, uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura bem como dos respetivos processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. Em síntese, a unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de fundamentar as tomadas de decisão.
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3 | 6,0 |
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Marketing de Serviços
A unidade curricular de Marketing de Serviços em turismo proporciona um conjunto de conceitos e de ferramentas na perspetiva da análise e tomadas de decisão para implementação de aspetos inerentes à gestão de marketing de bens de elevado grau de intangibilidade ligados à indústria do turismo. |
3 | 4,5 |
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Património e Turismo Cultural
Ao longo da lecionação desta unidade curricular procura-se formar o estudante, quer no plano teórico, quer no domínio prático, para as questões básicas que subjazem à atividade turística. Assim, o diálogo abre-se através das noções chave como cultura (e correlativas), considerando-se que Portugal se insere num quadro maior, que é o europeu e ocidental, sem prejuízo de possuir caraterísticas próprias que lhe conferem identidade. Aborda-se, numa perspetiva crítica e diacrónica, o fenómeno turístico no mundo e em Portugal, destacando-se a sua relevância económico-social e cultural. A unidade curricular encerra-se focando o património, tanto no plano teórico-crítico, como no domínio prático. Para isso, propõem-se conceitos, vivências, observações “in loco” através dos quais os estudantes devem saber situar-se adequadamente, no tempo e no espaço, fornecendo-se para esse efeito os elementos básicos que subjazem às “leituras” individuais que cada potencial turista elaborará para si mesmo. |
3 | 4,5 |